Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Está confirmada a pré-candidatura de Paulo Mourão ao Governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão foi tomada por unanimidade na manhã da última quinta-feira, dia 19, em Paraíso do Tocantins, durante o Encontro Macrorregional do partido para debater a conjuntura política e possíveis alianças com outros partidos com vistas às eleições 2014. O encontro reuniu vereadores, deputados, prefeito, ex-prefeitos, membros dos diretórios municipais do PT e lideranças petistas da região. Entre os presentes estavam o prefeito de Colinas, José Santana e os deputados Zé Roberto e Amália Santana.

Diante da proposta do presidente estadual do partido, Júlio César Brasil de formar um bloco com o PV, os militantes se posicionaram de forma contrária a apoiar a candidatura de Marcelo Lélis ao Governo e por unanimidade concordaram que o melhor para o partido é manter Paulo Mourão como candidato a Governador. “Podemos formar aliança com qualquer partido, desde que Paulo Mourão seja o candidato. Considero o mais preparado para ocupar o cargo de governador do Tocantins, com capacidade de alavancar este Estado. Um dos melhores técnicos de orçamento que conheço. Faço aqui a defesa do projeto do PT. É preciso que cada militante levante sua bandeira”, discursou Milne Freitas, pré-candidato do partido ao senado. Um militante chegou a sugerir que caso haja aliança que o PV ficasse com a vaga de vice-governador.

Os discursos seguiram a mesma linha, em defesa da candidatura de Paulo Mourão a governador, reforçando a tese que se trata do político com o melhor perfil e preparo para ocupar o cargo. O presidente do partido em Paraíso Paulo Mota também defendeu a candidatura própria a governador “O Paulo Mourão sabe exatamente o que fazer para resolver os problemas desse estado. Não existe nome melhor o cargo, então não há por quê não apoiar a candidatura do companheiro Paulo Mourão”, destacou. O presidente metropolitano do PT de Palmas, George Brito, também fez uso da palavra para apoiar candidatura própria do partido. ”Paulo Mourão tem o apoio do partido em Palmas, Paraíso e em todo o estado para ser o candidato do PT a governador”, afirmou.

Paulo Mourão reagiu com entusiasmo às manifestações de apoio à sua candidatura. “O Partido dos Trabalhadores tem capacidade sim de projetar uma candidatura, o partido precisa acima de tudo é estruturar essa candidatura, temos a maior riqueza do nosso partido que é a militância efervescente e determinada a construir um Tocantins melhor. E ninguém se sente mais preparado do que eu para governar este estado” discursou, sendo aplaudido pela militância.

Critérios

Júlio César anunciou que em conversas que vem sendo mantidas com o PV e o PROS ficaram estabelecidos seis critérios para a escolha dos candidatos que comporiam possíveis alianças entre os três partidos. O primeiro é a capilaridade, segundo critério o tempo de televisão, o terceiro critério a estrutura financeira de campanha, quarto critério o perfil do candidato, quinto a densidade eleitoral (pesquisas) e sexto o programa de governo. Mas esses critérios nem foram avaliados, já que a militância preferiu manter o apoio à candidatura de Paulo Mourão, ressaltando por várias vezes que o partido não pode abrir mão de mais uma vez deixar de lançar candidatura própria ao Governo.

Bloco

Paulo Mourão também ponderou a posição de Júlio César em querer formar bloco com o PV e até com o PROS, ressaltando a importância dos pré-candidatos desses partidos. “Entendo que uma candidatura isolada qualquer que seja o partido sofrerá muita dificuldade e tenho procurado dialogar com os partidos”, observou. Mas lembrou que antes de anunciar a formação de bloco, é importante definir os nomes das candidaturas para não haver problemas depois. “Se anuncia bloco, depois desfaz o bloco, há desgate político” avaliou, lembrando que o presidente do PT Júlio César ainda terá que conversar com a Executiva Nacional do partido. A reunião está marcada para esta sexta-feira, dia 20, às 9 horas, em Brasília.

Desgoverno

Em seu discurso, Paulo Mourão voltou a falar da situação de descaso do atual governo com o estado. “Mais uma criança morreu por falta de atendimento médico. A vida está banalizada neste estado. Este governo não cuida de ninguém. A sociedade precisa responder de forma ágil, só se muda este estado se nós implantarmos pelo menos cinco compromissos: o índice de desenvolvimento humano da educação, o índice de desenvolvimento humano da saúde, o índice de desenvolvimento da renda, o índice de desenvolvimento da expectativa da vida e o combate às desigualdades sociais. Não há outra forma de transformarmos este estado”, destacou. “Quem é que tem compromisso com isso? É o PT que está fazendo isso no Brasil. É este modelo que está sendo implantado no Brasil que precisa ser discutido com nossa sociedade, com os partidos e coligações para que eles possam compreender que este é o melhor projeto, não há outra forma de provocar o desenvolvimento neste estado se o nosso eixo não for a educação, porque através dela que serão estimulados os outros setores a promover o desenvolvimento”, continuou. Paulo Mourão lembrou que em 2013 o Tocantins arrecadou 3,92% a mais que em 2012 e aumentou suas despesas em 12,98%. “Como é fechada essa conta”, questionou. “Comprometeram a capacidade de investimento do estado”, sintetizou.

Candidaturas

Além de manter a candidatura de Paulo Mourão ao Governo, o encontro serviu para ser lançada a pré-candidatura de Hider Alencar e confirmadas às pré-candidaturas de Nilson Bittar, Luis Mourão e José Roque para deputado estadual. Os militantes também lançaram o nome do empresário Nicolau Esteves, presente no encontro, para deputado federal, mas ele não quis aceitar de imediato. Em razão da insistência dos militantes prometeu avaliar com mais calma.

Encontros

Os próximos encontros macrorregionais do PT acontecem neste sábado, dia 21, em Colinas e Araguaína, e domingo, dia 22, em Axixá. O encontro de Palmas está previsto para o dia 30, mesma data em que deverá ser realizada a convenção do partido.