Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Camila Soares

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro) conheceram na manhã desta terça-feira, dia 24, o Sistema de Informação para Gestão Cadastro Ambiental Rural (Sigcar). A reunião ocorreu no auditório da secretaria e a apresentação foi feita por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) oferece vários benefícios ao produtor rural, como maiores possibilidades de regularização da Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal; suspensão de sanções em função de infrações por desmatamento irregular reserva legal e de uso restrito, além da obtenção de crédito agrícola, entre outros. A realização do cadastro é obrigatória e gratuita e pode ser feita até maio de 2015.

“Precisamos de parcerias para que esses cadastros sejam feitos, existem 80 mil propriedades no Estado para serem cadastradas e o apoio da Seagro é muito importante para que isso aconteça”, explicou a coordenadora de Informações e Inteligência Ambiental da Semades, Maria Amélia Maciel, acrescentando que o governo do Estadoi, por meio da Semades e Naturatins, com auxílio da Seagro estará dando o apoio necessário para o cadastro das pequenas propriedades rurais.

Para a coordenadora de Suporte ao Produtor da Seagro, Patrícia de Sales, o sistema Sigcar é uma importante ferramenta para informar e regularizar. “Com o CAR os produtores rurais passam a ter uma base sistematizada e transparente para as regularizações necessárias”, esclareceu a coordenadora.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de imóveis e posses rurais, obrigatório para todos os imóveis rurais. A inscrição e o registro do imóvel rural no CAR deverá conter a identificação do proprietário ou possuidor do imóvel rural, comprovação da propriedade ou posse rural e planta georreferenciada da área do imóvel. Para realização do cadastro o interessado deve procurar os órgãos ambientais responsáveis, ou acessar o site www.sigcar.gov.br/tocantins, ou ainda contratar um consultor. (Ascom Seagro)