Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

José Antônio Borges Esteves, o músico e compositor Toninho Borges, se reuniu com o governador Sandoval Cardoso e a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, na noite desta terça-feira, 24. Toninho é o novo diretor de Arte e Cultura da Seduc, nomeado nesta segunda-feira, 23. No encontro, foi discutida a gestão da cultura no Estado.

 “Vou assumir a função com o respaldo do governador de que os editais de incentivo a cultura sejam tratados e analisados como prioridade nesse momento”, disse Toninho. Ele ainda não tomou posse no cargo, o que segundo ele será feito o mais breve possível. O prazo é de 30 dias contados a partir da nomeação.

 Conforme a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, Toninho foi escolhido por ser da área da cultura e também pelo perfil conciliador e bom relacionamento com os agentes culturais do Tocantins. Ele substitui o também músico e compositor J. Bulhões. “Mudanças são naturais na administração pública com o objetivo de otimizar as ações. Toninho aceitou o convite feito pelo governador e acredito que será uma boa experiência porque além de músico ele tem seu perfil profissional já marcado pelo trabalho para a popularizar e valorizar a arte e a cultura no nosso Estado”, disse a secretária.

 Natural de Araçuaí, em Minas Gerais, Toninho Borges reside há cerca de dez anos em Palmas.  Como músico, tem fortes ligações com a Música Popular Brasileira (MPB), mas sendo um artista que baseia seu trabalho na cultura popular, seu repertório traz composições próprias e interpretações que contemplam a música regional do Tocantins.   

 Sua história profissional no Tocantins também está ligada a ações de popularização da arte. Toninho Borges executou projetos relacionados à música e à cultura com comunidades indígenas do Estado e na região do Jalapão. Atualmente está à frente do projeto “Arte e Cultura na Praça”, percorrendo regiões da Capital e também municípios do interior do Estado levando música aos espaços públicos das cidades e abrindo espaço para apresentações de artistas locais.