Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lucas Nascimento Nilton César (D) recebe instrumentos depois de ser contemplado pelo edital da Fundação Nacional da Arte Nilton César (D) recebe instrumentos depois de ser contemplado pelo edital da Fundação Nacional da Arte
  • Instrumentos serão utilizados por crianças e adolescentes da Associação Cultural de Dianópolis, no sudeste do Estado

A Associação Cultural de Dianópolis foi uma das cerca de 180 instituições contempladas com kits de instrumentos musicais referentes a edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A entrega dos cinco instrumentos – número máximo previsto no edital, foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º, na sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Na ocasião, foi assinado um termo de entrega e recebimento pela secretária Adriana Aguiar, pelo representante da Funarte, Paulo César Pereira Sampaio, o presidente da associação, Nilton César da Silva e a diretora de Educação Básica da Seduc, Maria de Lourdes Macedo.

Para a chefe da Seduc, o incentivo à formação musical em crianças e adolescentes fortalece o aprendizado, à medida que desenvolve nos alunos, capacidade de concentração, criatividade e interação social. No caso específico da Associação Cultural de Dianópolis, Adriana Aguiar destacou o trabalho desenvolvido para as cerca de 380 crianças que recebem, gratuitamente, aulas de música e capoeira. “Estou aqui para reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação. Este é um exemplo que precisa ser seguido”, completou.

Técnico da Funarte há mais de 30 anos, Paulo César se mostrou muito satisfeito com o trabalho que o subtenente da Polícia Militar e presidente da Associação Cultural de Dianópolis vem desenvolvendo junto às crianças. Para ele, o projeto Bandas, que foi implementado há quase 40 anos, já se tornou uma forma de política de incentivo à prática musical. “Somando os esforços juntos, governo federal, governos estaduais e dos municípios, em prol deste assunto. Incentivar isso é muito importante, pois incentivamos o ensino musical e a música brasileira como um todo”, frisou.

Já o presidente da Associação Cultural, Nilton César, conhecido na capoeira como Mestre Geleia, reforçou a importância de conseguir instrumentos novos e de qualidade para seguir com o projeto social no município localizado no sudeste tocantinense. Segundo o maestro, incentivar a prática musical em crianças e adolescentes vai além da simples transmissão de conhecimento. “A música é uma atividade que educa e socializa. No projeto são desenvolvidas aulas teóricas e práticas musicais, além de atividades que contemplam outras áreas culturais, como a capoeira e estes instrumentos vão nos dar mais qualidade no ensino junto às crianças e adolescentes”, frisou o músico que já tem alunos formados atuando na banda da Polícia Militar e na do Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília.

Presente na solenidade de entrega dos instrumentos e recentemente nomeado como diretor de Arte e Cultura da Seduc, Toninho Borges destacou a importância de projetos que incentivam a disseminação cultural. “Precisamos quebrar esse preconceito que temos com a música popular, com as manifestações culturais locais. O incentivo que o governo está dando na formação de bandas de música nas escolas é muito importante”, disse citando os instrumentos que foram repassados recentemente a escolas da rede pública do Tocantins.

Parceria

Palavra bastante citada durante a entrega da premiação do edital da Funarte, a parceria entre as instituições se mostrou importante para a promoção de ações efetivas em políticas culturais. Na ocasião, a secretária da Educação e Cultura destacou o emprenho da Polícia Militar do Estado no apoio a atividades culturais como, por exemplo, festas juninas junto às escolas. “É interessante frisar a importância que a Polícia Militar tem tido dentro da área da educação. A PM tem sido uma das parceiras mais efetivas que temos”, frisou. (Ascom Seduc)