A Associação Cultural de Dianópolis foi uma das cerca de 180 instituições contempladas com kits de instrumentos musicais referentes a edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A entrega dos cinco instrumentos – número máximo previsto no edital, foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º, na sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Na ocasião, foi assinado um termo de entrega e recebimento pela secretária Adriana Aguiar, pelo representante da Funarte, Paulo César Pereira Sampaio, o presidente da associação, Nilton César da Silva e a diretora de Educação Básica da Seduc, Maria de Lourdes Macedo.
Para a chefe da Seduc, o incentivo à formação musical em crianças e adolescentes fortalece o aprendizado, à medida que desenvolve nos alunos, capacidade de concentração, criatividade e interação social. No caso específico da Associação Cultural de Dianópolis, Adriana Aguiar destacou o trabalho desenvolvido para as cerca de 380 crianças que recebem, gratuitamente, aulas de música e capoeira. “Estou aqui para reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação. Este é um exemplo que precisa ser seguido”, completou.
Técnico da Funarte há mais de 30 anos, Paulo César se mostrou muito satisfeito com o trabalho que o subtenente da Polícia Militar e presidente da Associação Cultural de Dianópolis vem desenvolvendo junto às crianças. Para ele, o projeto Bandas, que foi implementado há quase 40 anos, já se tornou uma forma de política de incentivo à prática musical. “Somando os esforços juntos, governo federal, governos estaduais e dos municípios, em prol deste assunto. Incentivar isso é muito importante, pois incentivamos o ensino musical e a música brasileira como um todo”, frisou.
Já o presidente da Associação Cultural, Nilton César, conhecido na capoeira como Mestre Geleia, reforçou a importância de conseguir instrumentos novos e de qualidade para seguir com o projeto social no município localizado no sudeste tocantinense. Segundo o maestro, incentivar a prática musical em crianças e adolescentes vai além da simples transmissão de conhecimento. “A música é uma atividade que educa e socializa. No projeto são desenvolvidas aulas teóricas e práticas musicais, além de atividades que contemplam outras áreas culturais, como a capoeira e estes instrumentos vão nos dar mais qualidade no ensino junto às crianças e adolescentes”, frisou o músico que já tem alunos formados atuando na banda da Polícia Militar e na do Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília.
Presente na solenidade de entrega dos instrumentos e recentemente nomeado como diretor de Arte e Cultura da Seduc, Toninho Borges destacou a importância de projetos que incentivam a disseminação cultural. “Precisamos quebrar esse preconceito que temos com a música popular, com as manifestações culturais locais. O incentivo que o governo está dando na formação de bandas de música nas escolas é muito importante”, disse citando os instrumentos que foram repassados recentemente a escolas da rede pública do Tocantins.
Parceria
Palavra bastante citada durante a entrega da premiação do edital da Funarte, a parceria entre as instituições se mostrou importante para a promoção de ações efetivas em políticas culturais. Na ocasião, a secretária da Educação e Cultura destacou o emprenho da Polícia Militar do Estado no apoio a atividades culturais como, por exemplo, festas juninas junto às escolas. “É interessante frisar a importância que a Polícia Militar tem tido dentro da área da educação. A PM tem sido uma das parceiras mais efetivas que temos”, frisou. (Ascom Seduc)