Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Melhorar a malha de conectividade nas secretarias, órgãos, autarquias e demais estruturas administrativas. Esse é o objetivo do novo projeto que a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Finanças, está implantando. O sistema vai disponibilizar acesso em unidades de Educação, aperfeiçoar o sistema e interligar os locais que não recebiam cobertura, bem como melhorar a conexão e velocidade de acesso em estruturas que tinham dificuldades de sinal.

Além disso, o sistema pretende incrementar os serviços de vigilância com a ampliação do número de câmeras de videomonitoramento, proporcionando, inclusive, mais segurança aos cidadãos, 24 horas. O projeto também contemplará o monitoramento das escolas municipais e órgãos públicos.

A rede metropolitana de comunicação interna já está sendo instalada em Palmas de forma a dinamizar o tráfego de dados nas escolas, postos de saúde, centros de Referência de Assistência Social (Cras), os trabalhos devem ser concluídos até o dia 15 de julho quando entra em operação o novo sistema.

Atendimento ao cidadão

A nova ferramenta irá garantir uma gama de serviços disponibilizados pela Diretoria de Tecnologia da Informação, ligada à Secretaria Municipal de Finanças. Segundo o diretor, Rogério Catanossi, o projeto vai conseguir levar internet a locais antes não atendidos com esses serviços. “Escolas que não possuíam conectividade de qualidade em breve estarão recebendo os links, e isso vai possibilitar aos alunos a busca de novos conhecimentos através das pesquisas”, enfatiza.

Rogério ainda acrescenta que o sistema integrado irá dinamizar o atendimento ao cidadão nos postos de saúde. “E quanto às câmeras de vigilância do videomonitoramento, a ferramenta irá trazer à população palmense mais segurança, pois o monitoramento será feito 24 horas”, ressalta.

De  acordo com o secretário de finanças, Claudio Schüller, outro aspecto positivo do sistema é a facilidade de operação e a mobilidade dos aparelhos eletrônicos, já que os programas disponibilizados podem ser acessados em smartphonestablets e outros dispositivos móveis com acesso à internet.

Ainda segundo Schüller, os servidores da Prefeitura de Palmas vão se adaptar bem ao programa e aprovar os recursos. “Um investimento que compensa a modernização e vai otimizar a elaboração de processos em diversas áreas das instituições, como Compras, Recursos Humanos, Arrecadação, Contabilidade, entre outros”, enfatiza. (Secom Palmas)