Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Os vencedores do concurso Minha Foto Um Postal receberam a premiação em cerimônia realizada no gabinete II, localizado na Diretoria Meio Ambiente, na noite da última quarta-feira, 02. O concurso é de realização da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e teve o propósito de promover o turismo da cidade, preservar a memória, estimular a criatividade e observar os trabalhos dos profissionais da área de fotografia e demais palmenses, em comemoração aos 25 anos de Palmas, completados em 20 de maio.

As seis fotos selecionadas foram transformadas em cartões postais da cidade, afim de promover Palmas como destino turístico e serão distribuídas nos três Centros de Atendimento ao Turista (Catur), localizados na Avenida JK, Aeroporto de Palmas e Taquaruçu. A Agência também prevê a distribuição em feiras nacionais e internacionais.

Além dos premiados, a cerimônia contou com a presença de fotógrafos convidados, membros da banca de jurados, imprensa e autoridades como o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Gerson Alves, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, e do presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, representando o prefeito de Palmas.

Rodrigues ressaltou que acompanha o registro diário dos fotógrafos da cidade em redes sociais e sempre se surpreende com os trabalhos produzidos. “Acredito que seja um dom e nós como poder público temos que valorizar esses profissionais e o concurso foi uma forma de fomentar isso. Os postais vão divulgar a cidade, bem como atrair turistas de locais longínquos, acredito”, frisou.

O fotógrafo e membro da banca de jurados, Vinnie Parente, agradeceu o convite por participar do processo e enfatizou a importância deste reconhecimento aos profissionais desta área. “A fotografia é uma forma de expressar o que muitas vezes o público não conhece com outros olhares; aguça a vida em nossa bela cidade”, finalizou o fotógrafo.

Para Camila Soares Gomes, vencedora do 1º lugar na categoria profissional com a foto “Saltos Graciosos”, que exerce a profissão há aproximadamente um ano, foi uma surpresa receber esse prêmio. “A gente tem que acreditar no que a gente faz, mas mesmo assim não tirou a surpresa do primeiro lugar, pois acredito que estava concorrendo com bons profissionais”, disse. (Secom Palmas)