Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Antonio Gonçalves

Buscar mecanismos e traçar metas de produção e desenvolvimento, escoamento dos produtos e melhores condições de vida para a comunidade. Esta foi a tona do encontro entre os moradores da Ponta da Serra, comunidade Mato Verde, zona rural de Capital, e o Prefeito Carlos Amastha, em que estiveram presentes também os secretários de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila.

O encontro com os gestores foi intermediado pelo vereador Wadson da Agesp, onde participaram cerca de 30 produtores. A comunidade mora a 62 quilômetros do plano diretor, os moradores relataram viver na região desde o início da década de 60, e sobrevivem do cultivo de arroz, mandioca, milho e criação de algumas poucas cabeças de gado; toda produção é para subsistência.

De acordo com os moradores algumas dificuldades foram superadas, como a abertura de estradas, energia elétrica e telefonia, mas que precisam avançar mais e obter ganhos econômicos com a expansão das atividades agrícolas. Mas que para isso, eles necessitam da ajuda do Município com orientação e implantação de projetos, como horticultura e lavoura entre outras atividades. 

Demandas

Os agricultores solicitaram também a inclusão da comunidade para atendimento médico no Distrito de Taquaruçu, tratores para o preparo da terra, cascalhamento nos trechos mais críticos da estrada e a interferência da Prefeitura na instalação de antenas para a captação de sinal da programação local de televisão.

De acordo com a secretario de Infraestrutura, Marcilio Ávila, todas as demandas referentes à pasta serão atendidas e foi além, será oferecida aos moradores uma academia de ginástica ao ar livre.

Já segundo o secretário Roberto Sahium, a Secretaria de Desenvolvimento Rural já vem fazendo um acompanhamento à comunidade agrícola. “Agora vamos definir a implantação de projetos e incentivar a produção de hortaliças e mandioca, tudo depende da vocação deles, o mercado está aberto eles vão dizer o que querem produzir e nós vamos orientar até no processo de venda”, disse Sahium.

Para o prefeito Carlos Amastha, ter um  encontro direto como este é bom para que a gestão fique sabendo de fato das necessidades da comunidade e atender de acordo com a capacidade do município. “É preciso que eles vejam as necessidades e que o município desenvolva o projeto neste sentido. O próprio Município e o Estado podem comprar os produtos para incluir na merenda escolar”, enfatizou.

Para dona Natália Alves, presidente da associação de moradores o momento foi também de agradecimento pelos benefícios já conquistados. “Ficamos muito felizes, por nós sermos recebidos pelo prefeito, o que demonstra a preocupação dele com a gente, e acreditamos que nossas reivindicações vão ser atendidas pelo menos parte delas vai”, disse a agricultora. (Secom Palmas)