Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

O Tocantins é um dos estados que mais se destaca pela união de diferentes culturas e riquezas naturais, o que chama a atenção de um público cada vez mais diverso, interessado em conhecer e vivenciar esse diferencial. Pensando na valorização e no fomento do turismo no Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, apresentou nesta quinta-feira, dia 03, o Projeto Agroturismo, que deve beneficiar inicialmente comunidades rurais da região de Colinas do Tocantins, a 262 km de Palmas.

O produtor de hortaliças que mora em Colinas há 46 anos, Manoel Francisco de Sousa, afirmou que os produtores, as famílias e os moradores da região têm interesse em participar ativamente do projeto que trará segundo ele, mais motivação e reconhecimento para a população de Colinas. “Essa ação do Governo do Estado que busca movimentar o turismo da região, vai trazer muitos pontos positivos, pois com o incentivo turístico, toda a população é de certa forma beneficiada”, ressaltou o produtor. 

A região foi escolhida por ser rica em cultura e belezas naturais, sendo estes, pontos favoráveis para a movimentação turística do local. A ideia é fazer com que os visitantes conheçam e vivenciem os benefícios que cada local oferece, tendo como consequência, mais reconhecimento do trabalho e das atividades realizadas pela população deste município. 

Projeto

A realização do Agroturismo é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), em parceria com a Prefeitura Municipal de Colinas.

Cada instituição tem uma responsabilidade relacionada ao Projeto Agroturismo, dentre elas pode-se destacar a melhoria e manutenção das estradas, disponibilização de recursos para a realização de cursos e capacitações, além da disponibilidade de pessoal e maquinário. Também é citado o apoio a todas as Secretarias para a realização de eventos na comunidade, com assistência técnica e extensão rural às famílias, estudo e elaboração de projetos de turismo, trilhas e praias. (Ascom/Seagro)