Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A professora de Língua Inglesa e Espanhola, Valquíria Alves Dalat, foi uma das pré-selecionadas pelo Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program - Ilep) 2015. Ela está entre os 12 professores brasileiros que participarão da etapa final de seleção do programa para intercâmbio nos Estados Unidos, de janeiro a maio do ano que vem.

Educadora do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, de Paraíso do Tocantins, a 63 km de Palmas, Valquíria acredita que participar do Ilep será uma experiência importante para o crescimento pessoal e profissional.  Para a professora, o maior desafio em sala e aula é motivar crianças e jovens a estudarem. “Estava otimista, porque fui sendo aprovada nas etapas iniciais da seleção, mas participar do programa é uma experiência para a vida e para ampliar os conhecimentos e as metodologias para serem aplicadas em sala de aula”.

O programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos e, no Brasil, tem a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O Ilep tem a finalidade de oferecer oportunidade para professores de inglês para troca de experiências e conhecimentos de novas  metodologias para o ensino da língua inglesa.

Com duração de um semestre letivo em uma universidade americana, o programa inclui aulas de treinamentos intensivos, com abordagens de temas como usos de tecnologias da educação, estratégias de ensino e liderança. Durante o intercâmbio, os professores participarão de um estágio supervisionado em escola do ensino médio americana para que os participantes possam praticar os novos conhecimentos.

Confiança

A técnica do Sistema Estadual de Avaliação e Valorização da Educação do Tocantins (Salto), da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Alessandra Quirino, acompanhou a seleção dos professores tocantinenses. Para ela, a representante do Tocantins tem grandes chances de estar entre os selecionados para participar do intensivo em língua inglesa nos EUA. “Há uma grande probabilidade de Valquíria ser aprovada para participar desse intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos e será um ganho enorme para a sua profissão”, afirmou.

Além do Tocantins, os Estados que tiveram professores selecionados foram Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. O resultado final com os nomes dos professores selecionados para o intercâmbio nos EUA será divulgado em agosto. (Ascom Seduc)