Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Camila Soares

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 09, em seu gabinete o investidor Carlos Cesar Muratori, que pretende investir na produção de farinha na região de Fátima, município localizado a 116 Km de Palmas. Também participou da reunião, o chefe de divisão e extensão rural do Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Edmilson Rodrigues.

O investidor adquiriu uma fábrica na região que tem capacidade de produzir 12 toneladas de farinha por dia e agora busca a parceria da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para estimular a produção de farinha por parte dos agricultores da região. “Falta produto e a demanda é grande. Então estamos buscando a parceria do governo para nos dar o apoio necessário para trabalhar junto com os assentamentos, e também pequenos, médios e grandes produtores de mandioca na região de Fátima”, explicou, acrescentando que a intenção é constituir uma cooperativa a fim de que todos possam ganhar com a produção.

Segundo Padua, a Seagro pode dar o apoio institucional necessário, mas solicitou do investidor que um projeto seja apresentado para verificar quais os tipos de ações podem ser desenvolvidas em conjunto. O projeto também dará uma compreensão do que é necessário produzir para atender a cooperativa dentro da sua capacidade.

Dados

Para a produção de 25 Kg de farinha são necessários 100 kg de mandioca e a produtividade média no Tocantins é de 12 toneladas por hectare.