Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Visando ampliar a liberação de crédito ao pequeno e microempreendedor, a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, assinou na manhã desta quinta-feira, 10, o contrato de convênio para liberação de crédito para pequenos empreendedores.

O convênio será executado pelo Banco do Povo, que terá a função de assessoramento, e captação dos clientes, enquanto a Caixa Econômica Federal será a instituição financiadora dos procedimentos bancários. A modalidade a que se trata o convênio é o “Microcrédito Produtivo Orientado Crescer Caixa”, que atende tanto  pessoas físicas quanto jurídicas.

Para a pessoa física o primeiro empreendimento disponibilizado será o de capital de giro de R$ 1.100,00, divididos em seis parcelas, podendo ser renovado após o pagamento da 4ª parcela (pagamento em dia), com mais R$ 2.000,00, em 12 parcelas, na modalidade denominada de investimento. A pessoa Jurídica funciona da mesma forma, a diferença que o segundo financiamento poderá ser feito com até 4.000,00, todos com os juros a.m. de 0,4.

A documentação exigida para pessoa física é RG e CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda (se houver). Para pessoas físicas, CNPJ, Certificado de Microempreendedor, Extrato do Simples (se houver), RG e CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Estado 
Civil (se houver), RG e CPF do Cônjuge (se houver).

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, este convênio é um importante aliado da Prefeitura para fomentar o desenvolvimento do pequeno e microempreendedor. “Nós estamos preparando nossos pequenos empreendedores para o crescimento, para que busquem a formalidade e, também, sejam um os nossos fornecedores nas compras governamentais”, enfatizou a gestora.

A superintendente da Caixa, Maria Luiza do Couto Aguiar, ressaltou a importância em ter a Prefeitura como parceira neste convênio, pois segundo ela é importante ter esta proximidade de quem realmente precisa do crédito. “Com este convênio vamos realmente estar ao lado dos pequenos empreendedores, e o assessoramento da Prefeitura é necessário para a formalização desses”, disse a superintendente.

Amastha ressaltou a vocação empreendedora dos brasileiros, lembrando que geralmente esses empreendedores começam muito pequenos, e segundo ele esses são os que mais encontram dificuldades para conseguir crédito e sair da informalidade. “Queremos que todos cresçam, por isso, vamos trabalhar para a ampliação do crédito. Vamos ampliar mais ainda nossos projetos, para isso a Caixa será uma grande parceira”, enfatizou o prefeito. (Secom Palmas)