Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Rafael Motta

Foto: Rafael Motta

Estão abertas até o dia 23 de julho as inscrições para o curso de Direção para Documentários promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação (MEC), por meio do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne).

O curso, com 40 horas-aula, será ministrado pelo cineasta Marcelo Pedroso no Câmpus de Palmas, entre os dias 04 e 08 de agosto. A atividade é gratuita e aberta à comunidade em geral. Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição anexa ao edital nº 023/2014 da Proex, informando dados do currículo e por que deseja participar do curso. Com base nessas informações, serão selecionados os 25 alunos que irão fazer parte da turma.

O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 29 de julho. Mais informações no editalou pelo e-mail cursos.canne@gmail.com.

Mais sobre o curso 

Com uma abordagem das práticas contemporâneas de documentário e da história deste gênero cinematográfico, o curso tem como objetivo propor aos alunos reflexões sobre a tradição do "cinema do real" e questões como "o que filmar?", "como fazê-lo?" e "por quê?". Além da experiência com formação na Escola do Audiovisual Vila das Artes em Fortaleza, no Ponto de Cultura Indígena, na Faculdade Maurício de Nassau, na Mostra Internacional de Cinema Documentário da Universidade Católica de Pernambuco, e em outros projetos, o diretor, roteirista e montador Marcelo Pedroso tem seu nome associado a documentários premiados e exibidos em diversos festivais de cinema como "Pacific", do qual assina a direção, o roteiro e a montagem, "KFZ-1348", no qual atuou como diretor e roteirista, e "Um Lugar ao Sol", do qual foi responsável pela montagem. (Ascom UFT)