Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Cruzar fronteiras e reunir talentos. Essas são duas das principais premissas do “Música na Estrada”, projeto da Kommitment Produções Artísticas que desenvolve um roteiro de atividades culturais no Norte e Centro-Oeste do Brasil, contribuindo para formação de plateia e o aprimoramento musical dos participantes. Em sua 4ª edição, a se realizar de 23 de agosto a 8 de novembro nas cidades de Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Boa Vista(RR); o programa oferece concertos - este ano com a Orquestra de Câmara do Amazonas - e as tradicionais oficinas musicais, inteiramente gratuitas, que estão com inscrições abertas até 20 de julho através de formulário e regulamento disponível no site do evento - www.musicanaestrada.art.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela página da internet. Os candidatos devem saber ler partitura e ter, no mínimo, um ano de estudo na área.

Uma vez enviado o formulário de inscrição para as oficinas, o candidato já está automaticamente selecionado para participar de duas etapas: Pré-oficinas (de 22 a 30 de julho) – etapa anterior ao início oficial do “Música na Estrada” realizada em cada cidade, exceto Boa Vista, que têm como objetivo conhecer melhor os alunos inscritos para direcionamento e aprimoramento do ensino em cada região. E as Oficinas - etapa que acontece ao longo de todo o período do evento, e que este ano compreende o trabalho com violino, violoncelo/contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, flauta e regência. A etapa de Pré-oficinas conta com o acompanhamento de três professores convidados: a violoncelista Edvany Klébia Silva, participante do projeto desde 2011; o clarinetista Carlos Rieiro, que faz parte do “Música na Estrada” desde 2013; e o trompetista Marcos Ono, que pela terceira vez participa do projeto.

O quarto ano do “Música na Estrada” traz o tradicional programa de oficinas, palestras educacionais e concertos, que fecham o ciclo em cada cidade. Toda a programação é gratuita. Como orquestra convidada, o evento recebe a OCA – Orquestra de Câmara do Amazonas - sob regência do maestro Marcelo de Jesus. Esta é a segunda participação do conjunto, que fez sua estreia em 2012, na segunda edição do “Música na Estrada”, comemorando seu décimo aniversário.

“Esta segunda parceria com a Kommitment representa mais um grande momento para a OCA. Para a quarta edição do "Música na Estrada‟ a orquestra guarda não só seu habitual caráter artístico, que envolve música, seja clássica ou popular, de muita qualidade; mas também a esperada participação de dois jovens alunos de violino do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro que atuarão como solistas e exemplos de que a música é um fator de peso na educação, disciplina e no desenvolvimento das melhores características das pessoas”, declara o Maestro Marcelo de Jesus. Para os concertos deste ano uma novidade: os alunos das oficinas serão convidados a se juntar aos músicos da OCA para se apresentarem ao grande público. O “Música na Estrada” é uma realização da Kommitment Produções Artísticas e do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio master do BNDES, apoio cultural da Santo Antônio Energia e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Amazonas.

Sobre a Orquestra de Câmara do Amazonas e o Maestro Marcelo de Jesus Fundada em 2002 pelo Governo do Estado do Amazonas, a Orquestra de Câmara do Amazonas – ou OCA - é um dos principais corpos artísticos deste estado, com atuação e renome internacionais. Com direção artística e regência do maestro Marcelo de Jesus, a OCA realizou ao longo de seus 12 anos o mais variado repertório, abrangendo leituras do tenro barroco à contemporaneidade, tendo realizado inclusive inúmeras estreias nacionais e internacionais de obras de todos estes períodos. Com o conceito de inovação, versatilidade e intercâmbio artístico, a OCA vem dialogando com todas as vertentes da música popular brasileira, com o rock e outras diversas manifestações artísticas. Desta forma, o conjunto está comprometido com atitudes sociais variadas, sempre buscando proporcionar música de qualidade e seus vários estilos para uma plateia cada vez mais abrangente e diversificada. Destacada em todo território nacional como uma das mais atuantes formações de câmara no Brasil, a OCA tem em seu repertório a integral da música de câmara de Cláudio Santoro, incluindo a inédita “Sinfonia nº1” e “One Minute Play”, obra executada somente por este conjunto. Marcelo de Jesus é graduado em piano, composição e regência pela UNESP e é um dos mais atuantes regentes brasileiros.

Estudou regência com Juan Serrano, Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna e Karl Martin; composição com H.J. Kollreuter e Edmundo Villani-Côrtes; piano com Pietro Maranca, Homero Magalhães e na Itália com Carmella Pistillo (Academia Santa Cecília – Roma). Enquanto diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, compromete-se à execução de um amplo repertório que abrange da música barroca às diversas formas de expressões contemporâneas. Premiado como “maestro-revelação” (Revista Bravo – 2002) e “Melhor Gravação de Música Brasileira – CD „Velhas e Novas Cirandas – música brasileira para fagote e orquestra‟” (APCA – 2010), merecem destaque suas atuações nas temporadas 2005, 2006 e 2011 de Ópera da Colômbia, e à frente da Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica de Rosário e Milano Clássica, como maestro convidado. Atual Diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, tem divido sua atuação dentro e fora dos palcos com os diversos grupos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

Sobre a Kommitment - www.kommitment.com.br Dança, música, teatro, balé e conteúdos educacionais compõem o leque de projetos da produtora de Fernando Ramos e Marcia Ximenez fundada em 2011. São com estes projetos que a Kommitment Produções Artísticas atende as estratégias de posicionamento de importantes marcas do mercado nacional e reforça a visão da empresa: incentivar a cultura como forma de contribuir para o enriquecimento educacional de uma sociedade.

Fernando Ramos, músico e produtor, atuou em empresas de ponta como Time For Fun e Dell´Arte Soluções Culturais durante 15 anos, conquistando grande experiência em projetos de âmbito nacional e internacional. Atualmente está à frente da Direção de Negócios, capitaneando também a área de Planejamento Estratégico da produtora. Marcia Ximenez, jornalista e produtora com 20 anos de atuação no mercado cultural, colaborou com empresas como Orquestra Sinfônica Brasileira, Viva Música, Dell´Arte Soluções Culturais e Sarau Agência de Cultura Brasileira. Com a Kommitment vem se dedicando a projetos de amplitude nacional que privilegiam música, teatro e dança. Recentemente, passou a desenvolver projetos de cunho socioeducativo.

Programação 4ª Edição - “Música na Estrada”

Inscrições para Pré-oficinas: 1°a 20 de julho pelo site - www.musicanaestrada.art.br

Pré-oficinas - de 22 a 30 de julho:

22 e 23 de julho - Porto Velho (das 9h às 12h / das 14h às 19h)

Local: Teatro Banzeiros

24 de julho - Rio Branco (das 9h às 12h / das 14h às 19h)

Local: Escola de Música do Acre

25 e 26 de julho - Cruzeiro do Sul (das 16h às 20h) e 26 (das 9h às 11h)

Local: Teatro dos Nauas

28 de julho - Cuiabá (das 9h às 12h / das 14h às 19h)

Local: Palácio da Instrução

30 de julho - Palmas (das 9h às 12h / das 14h às 19h)

Local: Colégio Militar de Palmas

*Boa Vista não receberá pré-oficina.

Oficinas, Palestras e Concertos – de 23 de agosto a 8 de novembro:

Agosto

23 a 26 - Cruzeiro do Sul

Oficinas: 23, 25 e 26 das 9h às 12h

Local: Teatro dos Nauas e Salas de Capacitação Jader Machado

Concerto: 26 às 20h

Local: Teatro dos Nauas

28 a 30 - Rio Branco

Oficinas: 28, 29 e 30 das 9h às 12h

Local: Escola de Música do Acre

Concerto: 30 às 20h

Local: Teatro Plácido de Castro

Setembro

22 a 24 - Cuiabá

Oficinas: 22, 23 e 24 das 9h às 12h

Local: Cine Teatro e Palácio da Instrução

Concerto: 24 às 20h

Local: Cine Teatro

26 a 28 - Porto Velho

Oficinas: 26, 27 e 28 das 9h às 12h

Local: Escola de Música Sol Maior, Escola de Música Villa Lobos e Igreja Batista Filadélfia

Concerto: 28 às 20h

Local: Teatro Palácio das Artes Rondônia

Outubro/Novembro

30 a 1 - Palmas

Oficinas: 30 e 31/10 e 1°/11 das 9h às 12h

Local: Colégio Militar de Palmas

Concerto: 1°/11 às 20h

Local: Teatro Fernanda Montenegro

6 a 8 - Boa Vista

Oficinas: 6, 7 e 8 das 9h às 12h 

Local: Universidade Federal de Boa Vista

Concerto: 8h às 20h

Local: Centro Amazônico de Fronteiras – CAF

Professores Pré-oficinas:

Edvany Klébia Silva – violoncelista

Carlos Rieiro – Clarinetista

Marcos Ono – Trompetista

Orquestra convidada:

Orquestra de Câmara do Amazonas

Maestro Marcelo de Jesus

Programação gratuita – informações em www.musicanaestrada.art.br ou pelo site

www.kommitment.com.br