Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A 4ª edição do projeto Música na Estrada, realizado pela Kommitment Produções Artísticas, já é um sucesso antes mesmo do início da programação em 23 de agosto. A grande procura pelas pré oficinas levaram a Kommitment a anunciar a prorrogação das inscrições até o final do projeto. Os interessados encontram no site - www.musicanaestrada.art.br – o formulário de inscrição, que é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela página da internet. Os candidatos devem saber ler partitura e ter, no mínimo, um ano de estudo na área.

Fernando Ramos, da Kommitment, explica “A inscrição pelo site é uma ferramenta muito importante, pois nos permite mapear os alunos nas regiões e aplicar a metodologia de ensino mais adequada para cada um. Assim vamos ampliando o programa a cada ano”, esclarece Ramos.

O programa oferece concertos - este ano com a Orquestra de Câmara do Amazonas - e as tradicionais oficinas musicais entre 23 de agosto e 8 de novembro, nas cidades de Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Boa Vista(RR). Já as pré oficinas (de 22 a 30 de julho), realizadas em cada cidade, exceto Boa Vista, tiveram o objetivo de conhecer melhor os alunos inscritos e determinar a metodologia de ensino em cada região.

Finalizado o ciclo das pré oficinas esta semana, os produtores comemoram o sucesso desta primeira fase, que recebeu alunos de 7 a 46 anos e teve até procura por instrumentos que não estavam na programação. Saxofone, bombardino, trompa e tuba serão incorporados ao projeto em função da quantidade de interessados. “Mais de 200 estudantes e profissionais de música já se inscreveram e compareceram as pré oficinas. Isto demonstra que existe um número relevante de alunos e estudantes de música na região amazônica em busca de aprimoramento. Neste sentido o Música na Estrada está cumprindo muito bem seu papel de estimular o ensino musical”, declara Marcia Ximenez, também da Kommitment.

Marcia, que acompanhou as pré oficinas em cada cidade, espera que essa edição do projeto contribua ainda mais para mudanças positivas na vida de quem é apaixonado por música: “Ficamos muito felizes em saber que o Música na Estrada contribui para mudanças significativas na vida dos musicistas. Ana Gabriela, por exemplo, tem 12 anos e é moradora de Cruzeiro do Sul. Assistiu ao primeiro concerto de sua vida em 2013, quando o Música na Estrada passou pela cidade. Nunca tinha visto uma orquestra ao vivo. Um mês depois daquela experiência, começou a estudar violino. Ao saber da volta do projeto em 2014, se inscreveu nas pré oficinas e intensificou os estudos para aproveitar bastante as oficinas em agosto”.

 A 4ª edição do ‘Música na Estrada’

O quarto ano do “Música na Estrada”, que caminha para se transformar no maior projeto itinerante de música clássica na região amazônica, traz o tradicional programa de oficinas, palestras educacionais e concertos, que fecham o ciclo em cada cidade. Toda a programação é gratuita. Como orquestra convidada, o evento recebe a OCA – Orquestra de Câmara do Amazonas - sob regência do maestro Marcelo de Jesus, e solistas convidados: a soprano manauara Dhijana Nobre, e os violinistas, também de Manaus, Bogdan Hudzelaits, de 12 anos; e Wesley Lira, que receberam sua educação musical através do Liceu de Artes e Ofícios Carlos Santoro. Esta é a segunda participação da OCA no projeto, que fez sua estreia em 2012, na segunda edição do “Música na Estrada”, comemorando seu décimo aniversário.

“Esta segunda parceria com a Kommitment representa mais um grande momento para a OCA. Para a quarta edição do ‘Música na Estrada’ a orquestra guarda não só seu habitual caráter artístico, que envolve música, seja clássica ou popular, de muita qualidade; mas também a esperada participação de dois jovens alunos de violino do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro que atuarão como solistas e exemplos de que a música é um fator de peso na educação, disciplina e no desenvolvimento das melhores características das pessoas”, declara o Maestro Marcelo de Jesus.

Para os concertos desta edição, o projeto abre uma nova perspectiva: alunos das oficinas poderão ser convidados a se juntar aos músicos da OCA para se apresentarem ao grande público.

Nas oficinas os inscritos receberão aulas de violino/viola, violoncelo/contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, flauta e regência. Para as aulas de violino os participantes serão orientados pela búlgara Elena Koynova, que compõe a Amazonas Filarmônica; a ucraniana Irina Glibka, da OCA; e o russo Sergey Sagaydo, spalla da Amazonas Filarmônica. Nas oficinas de violoncelo/contrabaixo os alunos contarão com os ensinamentos do bielorusso Anton Minenkov, da Amazonas Filarmônica, e da brasileira Edvany Silva, que já fez parte da Orquestra Jovem das Américas e hoje mora no Canadá onde faz mestrado. As aulas de trompete serão ministradas pelo músico da Amazonas Filarmônica, Rubens Claudio de Souza. O chefe de naipe dos trombones da Amazonas Filarmônica, Hugo Pinheiro, e o americano Matthew Lynch, solista do conjunto, comandam as aulas de trombone. As oficinas de clarinete recebem orientação dos músicos Carlos Rieiro e Vadim Ivanov. As aulas de flauta ficam sob o comando dos músicos da Amazonas Filarmônica Arley Raiol, 1ª flauta solo, e Diogo Navia. Já as aulas de regência serão ministradas pelo maestro Marcelo de Jesus.

O “Música na Estrada” é uma realização da Kommitment Produções Artísticas e do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio máster do BNDES, apoio cultural da Santo Antônio Energia e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Amazonas.

Para os interessados em mais informações sobre o projeto, além do site – www.musicanaestrada.art.br -, o Música na Estrada também está no www.facebook.com/projetomusicanaestrada . A plataforma, que foi incorporada ao programa desde a edição passada, serve como um canal de união e troca entre as pessoas ligadas ao projeto, bem como uma fonte de informação e novidades.

Sobre a Orquestra e o Maestro 

Fundada em 2002 pelo Governo do Estado do Amazonas, a Orquestra de Câmara do Amazonas – ou OCA - é um dos principais corpos artísticos deste estado, com atuação e renome internacionais. Com direção artística e regência do maestro Marcelo de Jesus, a OCA realizou ao longo de seus 12 anos o mais variado repertório, abrangendo leituras do tenro barroco à contemporaneidade, tendo realizado inclusive inúmeras estreias nacionais e internacionais de obras de todos estes períodos. Com o conceito de inovação, versatilidade e intercâmbio artístico, a OCA vem dialogando com todas as vertentes da música popular brasileira, com o rock e outras diversas manifestações artísticas. Desta forma, o conjunto está comprometido com atitudes sociais variadas, sempre buscando proporcionar música de qualidade e seus vários  estilos para uma plateia cada vez mais abrangente e diversificada. Destacada em todo território nacional como uma das mais atuantes formações de câmara no Brasil, a OCA tem em seu repertório a integral da música de câmara de Cláudio Santoro, incluindo a inédita “Sinfonia nº1” e “One Minute Play”, obra executada somente por este conjunto.

Marcelo de Jesus é graduado em piano, composição e regência pela UNESP e é um dos mais atuantes regentes brasileiros. Estudou regência com Juan Serrano, Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna e Karl Martin; composição com H.J. Kollreuter e Edmundo Villani-Côrtes; piano com Pietro Maranca, Homero Magalhães e na Itália com Carmella Pistillo (Academia Santa Cecília – Roma). Enquanto diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, compromete-se à execução de um amplo repertório que abrange da música barroca às diversas formas de expressões contemporâneas. Premiado como “maestro-revelação” (Revista Bravo – 2002) e “Melhor Gravação de Música Brasileira – CD ‘Velhas e Novas Cirandas – música brasileira para fagote e orquestra’” (APCA – 2010), merecem destaque suas atuações nas temporadas 2005, 2006 e 2011 de Ópera da Colômbia, e à frente da Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica de Rosário e Milano Clássica, como maestro convidado. Atual Diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, tem divido sua atuação dentro e fora dos palcos com os diversos grupos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

Sobre a Kommitment 

Dança, música, teatro, balé e conteúdos educacionais compõem o leque de projetos da agência cultural de Fernando Ramos e Marcia Ximenez fundada em 2011. São com estes projetos que a Kommitment Produções Artísticas (www.kommitment.com.br) atende as estratégias de posicionamento de importantes marcas do mercado nacional e reforça a visão da empresa: incentivar a cultura como forma de contribuir para o enriquecimento educacional de uma sociedade.

Fernando Ramos, músico e produtor, atuou em empresas de ponta como Time For Fun e Dell´Arte Soluções Culturais durante 15 anos, conquistando grande experiência em projetos de âmbito nacional e internacional. Atualmente está à frente da Direção de Negócios, capitaneando também a área de Planejamento Estratégico da agência.

Marcia Ximenez, jornalista e produtora com 20 anos de atuação no mercado cultural, colaborou com empresas como Orquestra Sinfônica Brasileira, Viva Música, Dell´Arte Soluções Culturais e Sarau Agência de Cultura Brasileira. Com a Kommitment vem se dedicando a projetos de amplitude nacional que privilegiam música, teatro e dança. Recentemente, passou a desenvolver projetos de cunho socioeducativo.

Programação 4ª Edição - “Música na Estrada”

Inscrições prorrogadas até o final do projeto - pelo site - www.musicanaestrada.art.br

Oficinas, Palestras e Concertos – de 23 de agosto a 8 de novembro:

Agosto 

23 a 26 - Cruzeiro do Sul

Oficinas: 23, 25 e 26 das 9h às 12h

Local: Teatro dos Nauas e Salas de Capacitação Jader Machado

Concerto: 26 às 20h

Local: Teatro dos Nauas

28 a 30 - Rio Branco

Oficinas: 28, 29 e 30 das 9h às 12h

Local: Escola de Música do Acre

Concerto: 30 às 20h

Local: Teatro Plácido de Castro

Setembro

22 a 24 - Cuiabá

Oficinas: 22, 23 e 24 das 9h às 12h

Local: Cine Teatro e Palácio da Instrução

Concerto: 24 às 20h

Local: Cine Teatro

26 a 28 - Porto Velho

Oficinas: 26, 27 e 28 das 9h às 12h

Local: Escola de Música Sol Maior, Escola de Música Villa Lobos e Igreja Batista Filadélfia

Concerto: 28 às 20h

Local: Teatro Palácio das Artes Rondônia

Outubro/Novembro

30/10 a 01/11 - Palmas

Oficinas: 30 e 31/10 e 1°/11 das 9h às 12h

Local: Colégio Militar de Palmas

Concerto: 1°/11 às 20h

Local: Teatro Fernanda Montenegro

6 a 8 - Boa Vista

Oficinas: 6, 7 e 8 das 9h às 12h

Local: Universidade Federal de Boa Vista

Concerto: 8h às 20h

Local: Centro Amazônico de Fronteiras – CAF

Orquestra convidada:

Orquestra de Câmara do Amazonas

Maestro Marcelo de Jesus

Informações 

No Rio: 

Mayara Benatti :: mayara.benatti@agenciafebre.com.br  (21) 2555 8915

Luana Paternoster :: luana.paternoster@agenciafebre.com.br  (21) 2555 8916

www.musicanaestrada.art.br, pelo site www.kommitment.com.br, e pelo Facebook:(https://www.facebook.com/projetomusicanaestrada)