Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade a uma série de treinamentos sobre o novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica, a Secretaria Municipal de Finanças realiza um treinamento nesta terça-feira, 15, para os empresários do setor de comércio e industriários da Capital. O treinamento acontece a partir das 8 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), localizada na 301 Norte.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins, no endereço www.sescapto.org.br.

No encontro, o empresariado terá contato direto sobre a nova ferramenta, e entre os diferenciais do sistema está a disponibilidade do usuário emitir a Nota Fiscal de forma off-line, baixando o aplicativo chamado e-RPS (Recibo Provisório de Serviço eletrônico) no computador ou ainda através de smartphones e tablets. O programa ainda permite a integração aos sistemas utilizados pelas empresas, o que facilita a emissão das notas.

Sistema

A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura de Palmas, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços e de materializar os fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), por meio de registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação do ISSQN.

Por meio do Decreto nº 797 (publicado no Diário Oficial do Município de 02 de julho), a Prefeitura de Palmas regulamentou a nova Nota Fiscal eletrônica que visa a oferecer mais agilidade e praticidade na utilização do serviço.

Prazos

A Secretaria de Finanças lembra ainda que os empresários e os profissionais do ramo contábil devem ficar atentos quanto aos prazos para a realização do cadastro que deve ser feito no novo sistema até o dia 31 de julho. Para isso basta acessar o portal da Prefeitura de Palmas www.palmas.to.gov.br, clicando no menu “Serviços” e depois “Nota Fiscal eletrônica”, ou através do site: www.webiss.com.br/palmasto . Ao abrir a página o usuário pode selecionar a opção “Sistema de Notas eletrônicas WebISS®” para acessar o programa e proceder com o   Cadastramento Eletrônico de Contribuintes (CeC®).

Instituído por meio de decreto o novo sistema estará disponível no dia 1º de agosto, data também em que será desativada  plataforma Prodata. O secretário de Finanças, Cláudio Schüller, ressalta ainda a importância de fazer o recadastramento em tampo hábil. “É muito bom que os interessados participem das reuniões e se informem melhor sobre o novo sistema de Nota Fiscal eletrônica. Estamos trabalhando para oferecer mais agilidade e praticidade na utilização do serviço com o novo sistema”, disse Schüller.