Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em sua 16ª edição, o projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais traz a capital tocantinense o Duo Cancionâncias. Com o intuito de possibilitar à população o contato com a diversidade da música brasileira, a dupla se apresenta, por meio do projeto, um concerto no dia 19 de julho, às 20h, no Teatro Sesc Palmas.

Este ano, o Sonora Brasil homenageia a obra de Edino Krieger, compositor, crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no País, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. O concerto irá apresentar, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.

Formado pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio, ambos mestres em música pela UFRJ, o Duo Cancionâncias vem se consolidando desde 2007 no cenário musical.     A dupla se dedica intensamente à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto essa produção e as transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

Oficina de Violão            

Parte do Duo Cancionâncias, o violonista Cyro Mauricio Delvizio, ministrará uma oficina de violão erudito no dia 18 de julho, às 14h, no Núcleo de Música do Sesc. Para participar o interessado deve atender aos pré-requisitos: ter iniciação ao violão erudito e também ter instrumento próprio e caderno de música para anotações.

Os alunos de violão popular também poderão participar, como ouvintes, da oficina. A aula prática tratará de dois assuntos distintos, porém complementares:

1. Aspectos técnicos relacionados à interpretação de obras contemporâneas. Serão abordadas questões relacionadas ao timbre, texturas, tipos de ataque e efeitos sonoros diversos, observando sua realização técnica e a grafia.

2. Será apresentada e discutida a metodologia utilizada para a transcrição das obras de Edino Krieger, originalmente composta para voz e piano, dando ênfase nos recursos técnicos utilizados com vistas à fidelização das ideias composicionais.

A oficina terá 20 vagas.