Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

O prefeito Carlos Amastha recebeu na manhã desta terça-feira, 15, os colombianos Carlos Velandia, Jhoamth Velandia, Leonardo Ramirez e Leonardo Quevedo, integrantes da Expedición Yipao 2014, que está passando por seis países da América do Sul, visando divulgar as técnicas da cafeicultura. Eles estão em Palmas, desde segunda-feira, 14, após 76 dias na estrada, saindo da Colômbia, passando pelo Equador, Peru, Bolívia e Brasil.

A Expedición Yipao 2014, que saiu de Bogotá, na Colômbia, no dia 1º de maio, em jipes Willy, ano 1946, tem como objetivo trocar experiências sobre a cultura do café com estes países para voltar para casa e compartilhar com os cafeicultores de lá.  “Aprendemos sobre os diferentes tipos de grãos de café e comparamos os sabores e assados ​​que estão disponíveis ao longo das diferentes regiões”, explicou o colombiano Carlos Velandia.

Os colombianos deverão ficar em Palmas até sexta-feira, 18, quando irão pegar estrada novamente, rumo a Belém (PA), Manaus, Boa Vista e Venezuela e retornando à Colômbia, depois de percorrerem mais de 22 mil quilômetros. Em Manaus, aproveitaram para assistirem à partida entre Colômbia e Japão.

Durante a visita dos integrantes da Expedición, o prefeito Amastha destacou a coragem dos colombianos.  “São corajosos, pois vieram de tão longe com carros originais e divulgando a cafeicultura típica da Colômbia. É realmente fantástico”. (Secom Palmas)