Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcelo Prado

Foto: Marcelo Prado

Para quem está na capital tocantinense, uma das boas opções é apreciar uma praia com cenário e opções diversas: a de Porto Real, localizada na histórica cidade de Porto Nacional, a 52 quilômetros de Palmas. Instalada na ilha formada em decorrência da formação do Lago da UHE Lajeado, o atrativo oferece um visual vislumbrante, especialmente durante a travessia. Some-se a isso, a possibilidade de um tour cultural pelo Centro Histórico. Com abertura realizada dia 14 de junho continuará aberta até 28 de julho.

Além da boa infraestrutura – com equipamentos fixos e temporários – tem como diferencial a oferta de ambientes sombreados por imensas mangueiras e bambuzais, que amenizam o clima. Durante a travessia, que pode ser de voadeira ou de em balsas, o olhar “se perde” na imensidão do azul das águas do rio Tocantins. O melhor: o acesso à praia é grátis, quando feito pela balsa. Para quem tem pressa de chegar, vale optar pela travessia em uma das dezenas de voadeiras ao valor de R$ 2 reais por trecho.

A praia é ideal também  para quem tem a companhia de crianças. Um espaço demarcado sinaliza áreas destinada a elas. Isso sem contar os aparelhos de lazer com peças de parque de Diversões instalado em áreas sombreadas. Some-se a isso, um espaço de Educação Ambiental, instalado pela Prefeitura, com o objetivo de entreter educando a criançada com pescarias e brincadeiras de caráter ecológico e atividades de arte-educação. Uma dezena de bares e restaurantes oferecem cardápios variados, intercalando a tradicional galinhada, com peixes de água doce a preços bastante acessíveis.

Programação

As atrações estão garantidas com apresentações locais e nacionais. Para os próximos dias, está da seguinte forma: Mr. GYN, 20 julho e Trio da Huanna, dia 27 de julho. Categoria Regional:  Kaká Ruis, 19 de julho e Bonde Descolado, dia 26 de julho. Todos os shows começam pontualmente às 21 horas aos sábados e domingos.

Cidade Histórica

Durante este período aumenta o número de turistas também na cidade. Não é pra menos. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a parte antiga de Porto retrata a história da cidade e do próprio Tocantins. O cenário é composto por ruas antigas, ladeadas por casarões coloniais. Um dos principais cartões postais, a Catedral de Nossa Senhora das Mercês foi fundada em 1894. Possui colunas e arcos em pedra e tijolo que evocam o estilo romântico de Toulouse, França.

Mas o turismo em Porto Nacional não se restringe à parte antiga. A cidade também tem características do novo facilmente contemplada através de um passeio pela avenida Beira Rio. É uma área que agregara atividades turísticas, de esporte e lazer às margens do Lago com infraestrutura e equipamentos que incluem desde um anfiteatro a bares e restaurantes. O local é palco para realização de grandes eventos cívicos, esportivos e culturais. (Ascom Adtur)