Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Estudantes da rede estadual que representaram o Tocantins na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado neste mês de julho em Uberlândia/MG, voltaram da competição com medalhas no peito. Dos seis alunos, um garantiu o ouro na competição e os outros cinco, medalha de bronze.

A aluna do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Avela Borges, conquistou o ouro no kumitê, categoria 15 a 17 anos. Agora, a estudante que já é campeã pan-americana na categoria, planeja intensificar a rotina de treinos para a etapa final do Campeonato Brasileiro. “Treino desde os nove anos e sempre nas escolas estaduais. Esta etapa foi dura, com atletas de alto nível e agora vou me dedicar ainda mais para trazer o ouro na etapa final”, afirmou.

Foram medalhistas de bronze no kumitê os estudantes do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, Lucas Dantas (categoria de 11 a 12 anos), Pedro Victor Lima (categoria de 9 a 11 anos) e Thiago Oliveira (categoria de 14 a 15 anos). Do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic), os medalhistas de bronze no kumitê são Valdenilton Diniz (categoria de 14 a 15 anos) e Lívia Nunes (categoria 15 a 17 anos).

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, recebeu os alunos atletas na noite desta quarta-feira, 16, na Seduc, e fez questão de parabenizar os estudantes pelo resultado. “Ficamos orgulhosos em ver nossos alunos se destacando nas competições fora do estado e satisfeitos pelo resultado do trabalho com a prática esportiva desenvolvida dentro das escolas estaduais. O incentivo das famílias e todo o empenho dos educadores físicos e técnicos também são fundamentais para que esses atletas conquistem ainda mais medalhas e títulos para o Tocantins”, destacou.

Para o professor Gleisson Leal da Silva, do Colégio Augusto dos Anjos, o resultado alcançado no campeonato é resultado da dedicação da equipe. “Com muito esforço e por consequência da rotina de treinos e da disciplina que o próprio karatê exige, todos eles trouxeram medalhas. Isso nos deixa muito felizes e realizados”, enfatizou.

Durante o encontro com a secretária, o professor Edilson Ferreira, do Caic, também frisou que o incentivo à pratica esportiva nas escolas da rede estadual é de grande relevância para o futuro dos estudantes. “Esses alunos não teriam outra oportunidade de praticar o esporte e muito menos de participar de campeonatos como esse se não fosse a oportunidade que têm nas escolas e o apoio que a Secretaria da Educação tem dado para que possamos levá-los para as competições fora do estado”, ressaltou.

A próxima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê está marcada para o mês de outubro, na capital federal. (Ascom Seduc)