Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Humberto Gessinger será uma das atrações do festival

Humberto Gessinger será uma das atrações do festival Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Humberto Gessinger será uma das atrações do festival Humberto Gessinger será uma das atrações do festival

No fim de semana dos dias 19 e 20 de setembro Palmas receberá a edição 2014 do festival de rock mais eclético do Brasil, o PMW Rock Festival. Esta é 11ª edição do do festival e contará com 17 apresentações de bandas nacionais e regionais que vão do pop ao metal, do indie ao reggae, do alternativo ao rockabilly.

Na primeira noite do festival, que acontece na Praia da Graciosa e será aberto ao público, se apresentam as bandas Olho Grego (TO), ¼ de Som (TO), Neubera Kundera (TO), Rupestre (DF), The Dead Rocks (SP), Infecto Feto (TO) e o headliners do primeiro dia, o grupo pernambucano Eddie e os cariocas do Cidade Negra.

Já no dia 20, nove bandas agitam o festival. Na programação da segunda noite, Trator (TO), Fenícia (SP), Molho Negro (PA), Sinestesia (TO), Confronto (RJ), Olho Seco (SP), Asteroid 66 (TO) e principais atrações, os metaleiros do Sepultura (MG) e o ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger.

Conhecido por ser um festival que fomenta e promove a cena musical independente do Tocantins, as bandas locais não podiam estar de fora da programação. Uma equipe de curadores formada pelos produtores André Henrique e Gustavo Andrade (AmpliHard), pelo músico Alexandre Castro (Fundação Cultural de Palmas) e pelo presidente da Ordem dos Músicos do Brasil/TO, Jeremias Moreira, escolheu os grupos tocantinenses que se apresentam nesta edição.

A escolha das bandas por parte da curadoria levou em conta o que os grupos estão produzindo recentemente, a sonoridade de suas canções e o poder de suas apresentações ao vivo.

Já a decisão de convidar duas bandas veteranas e que não estavam na ativa para compor a programação do evento, Sinestesia – fora dos palcos há sete anos – e Infecto Feto – que não se apresentam há 15 anos –, veio da vontade de propiciar ao público a oportunidade de ver novamente esses músicos, que tanto ajudaram a construir a cena atual, se apresentando ao vivo.

Estrutura

Este ano, a estrutura do evento também tem com novidades. Serão dois palcos para facilitar a transição das bandas durante uma apresentação e outra. O Festival que sempre apoiou o esporte, também vai contar com uma pista de skate, onde os fãs das quatro rodas poderão curtir a música e ainda fazer manobras radicais.

O Festival

Durante dez anos e dez edições, o PMW, responsável por fomentar a cena da música independente em todo o Tocantins, já trouxe ao Estado shows de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Gabriel o Pensador, Pato Fu e Mundo Livre S/A. Ao todo, 300 grupos de todo o Brasil, incluindo as bandas tocantinenses que sempre tem lugar cativo na programação, já se apresentaram para um público que contabiliza 20 mil pessoas.

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural, juntamente com a empresa Amplihard, são os realizadores dessa edição. O PMW Rock Festival é associado aos Festivais Brasileiros Associados (FBA).