Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Centenas de cavaleiros e amazonas participaram da Cavalgada da XXVII Exposição Agropecuária de Pedro Afonso na manhã do domingo, 20. O evento marcou o encerramento da feira iniciada no último dia 14 de julho.

A concentração começou logo cedo na entrada do Setor Aeroporto II e em outros bairros, onde pessoas de diferentes idades preparavam os animais e carroças para o percurso. Segundo os organizadores, 13 comitivas de Pedro Afonso e região, além de pessoas que participaram individualmente, cavalgaram por ruas e avenidas da cidade.  

Aos 82 anos, o fazendeiro Sebastião Cândido, morador da região do Canto da Vazante, zona rural de Guaraí, demonstrou muita disposição para conduzir um carro de boi puxado por dez animais. Na tarefa teve o apoio de filhos e netos. Apesar do longo percurso, ao final com o entusiasmo típico dos jovens, comentou: “a cavalgada serve para manter viva a tradição do homem do campo e não deixar nossa cultura morrer”.

O evento atraiu a atenção de moradores e turistas que lotaram as calçadas para acompanhar a passagem de cavaleiros e amazonas. “A cavalgada foi muito bonita e organizada. Esse tipo de evento valoriza a cultura rural e incentiva as novas gerações a darem continuidade às tradições do quem vive na roça”, comentou o militar aposentado Braz Porto. Ele assistiu a cavalgada ao lado de familiares.

Para o presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, Evandro do Cartório, o evento cultural mostra a força do agronegócio pedroafonsino e fortalece o turismo local. “A cavalgada encerrou de forma brilhante a Exposição Agropecuária de Pedro Afonso. Tivemos uma participação expressiva de pessoas da zona rural e alcançamos nosso objetivo de integrar os produtores rurais”, avaliou.

“A cavalgada, assim como as demais atividades da Expo Pedro Afonso 2014, foi um sucesso e reuniu centenas de pessoas. Toda a programação serviu para levar conhecimento e diversão aos produtores rurais e à comunidade em geral”, comentou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Edmar Correia.

Segundo o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, eventos como a cavalga atraem visitante e impulsiona a economia do município.  

Premiação

Ao final da Cavalgada da Expo Pedro Afonso foram conhecidas as comitivas vencedoras. Os critérios avaliados foram organização, criatividade e caracterização. O Grupo Diamantina foi o vencedor. Em segundo lugar ficou a Comitiva Chama no Laço e em terceiro a Comitiva 7 de Ouro.

Durante o evento foi prestada homenagem ao cavaleiro Vitorino da Comitiva 7 de Ouro, que faleceu no final de semana. O narrador Cabral Rabelo também cantou a músicaCarro de Boi em homenagem ao produtor Sebastião Cândido, emocionando as pessoas presentes. A animação da cavalgada ainda contou com os narradores Neto Cavalcante e Aluízio de Almeida.

Ao final ocorreu entrega de prêmios, sorteio de brindes e foi servido um almoço no Parque de Exposições João Damasceno de Sá.

Para facilitar a participação dos moradores da zona rural, o Sindicato Rural disponibilizou seis veículos para transportar pessoas e animais até Pedro Afonso, bem como para levá-los de volta às suas propriedades.

Feira

A Expo Pedro Afonso 2014 começou no último dia 14 e terminou domingo, 20 de julho. Na programação exposições de animais e máquinas, capacitações (cursos, palestras e rodadas de negócios), atendimentos na Unidade Móvel de Saúde do Senar, rodeio profissional, festival de música, boate, Rádio Rural e shows.

O evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Senar, Sebrae e Prefeitura de Pedro Afonso. A exposição teve o apoio da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa) e do Governo do Estado do Tocantins, além do patrocínio de várias empresas da região.