Visando contemplar ações de formação e intercâmbio de experiências, 41 profissionais dos hospitais, Serviço de Atendimento de Urgência - Samu, UPA, Centro Atenção Psicossocial e atenção básica do Estado do Tocantins, participarão do Projeto de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, nas cidades de São Bernardo dos Campos, Santo André em São Paulo e Resende no Rio de Janeiro. O projeto inicia nesta segunda-feira, 21 de julho a 17 de agosto de 2014, e a cada mês, os profissionais vão alternando a participação até agosto de 2015.
Serão
desenvolvidas atividades sobre prática profissional de 160 horas no território
da rede receptora, oficinas de Integração no território das redes visitantes.
Durante este projeto a rede receptora virá ao Estado do Tocantins com intuito
de realizar as oficinas destinadas aos profissionais.
Participarão
do Projeto de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial
profissionais de Gurupi, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Formoso do
Araguaia, Araguaína,Colinas do Tocantins,Pequizeiro, Araguatins.
Para a gerente de Saúde Mental, Ester Cabral é uma oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de todo o Brasil. “Será um momento de trocar experiências na área psicossocial. O Tocantins terá um parâmetro do serviço, além de ter um intercâmbio de conhecimento tanto da equipe tocantinense quanto dos outros estados”, disse.
O Ministério da Saúde disponibilizou um recurso de quase 300 mil para custo de diárias hospedagens e materiais para o desenvolvimento das atividades.
Projeto
O Projeto de Percursos Formativos na RAPS foi lançado através de uma chamada pública para seleção de projetos, em novembro de 2013, contemplando apoio financeiro a municípios para desenvolvimento de ações de educação permanente na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). (Ascom Sesau)