Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O governador Sandoval Cardoso (SD), candidato à reeleição pela coligação “A mudança que a gente vê”, e a primeira dama Marcela Cardoso visitaram os ensaios do grupo junino “Cafundó do Brejo”, na noite de terça-feira, 22. Sandoval disse que gostou muito de conhecer de perto como se organiza um grupo junino e disse que com mais incentivo, o movimento junino ajudará na difusão cultural e na divulgação turística do Tocantins.

“É um potencial enorme, vamos incentivar o crescimento do movimento junino, para que eles possam divulgar o Tocantins nos outros estados e até mesmo no interior. As pessoas precisam conhecer o nosso Estado pelo potencial que nós já temos, pelas nossas características regionais. Esse é o Tocantins que queremos mostrar para todos”, afirmou o governador. 

Já a primeira dama Marcela Cardoso pretende aproveitar o movimento junino como exemplo de iniciativa bem sucedida em projetos sociais. “Podemos levá-los para apresentações nos municípios, para que cada cidade possa ter seu próprio grupo junino, unindo os jovens e as famílias em torno de uma atividade cultural e social e afastando cada vez mais de condutas que não queremos dentro de nossas casas”, disse dona Marcela.

Segundo a Primeira dama, o Governo irá dotar o movimento junino de condições de seguir aperfeiçoando suas apresentações e contratando coreógrafos e professores de teatro para que o Tocantins siga sendo referência nas apresentações.

Segundo os integrantes do movimento, somente em Palmas, o movimento junino reúne mais de 1.500 integrantes e além da difusão cultural e integração social, essa iniciativa ainda gera renda na confecção dos materiais utilizados e na movimentação de toda a estrutura para realização de eventos desta natureza.

Nos últimos anos, em todos os concursos nacionais, os representantes tocantinenses sempre estiveram entre os 3 primeiros colocados.