Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De 1º de agosto a 30 de setembro a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec realiza a vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovídeos da Ilha do Bananal, que abrange os municípios de Araguaçu, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Pium, Caseara, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pinto Pires, a vacinação na Ilha do Bananal é realizada em uma única etapa, em período de estiagem, por causa das condições climáticas do local. “Orientamos os produtores daquela região que aproveitem o manejo dos animais e apliquem nas fêmeas doses também contra a brucelose.”

A expectativa este ano é vacinar cerca de 80 mil animais, contemplando de forma estimada todo o rebanho da Ilha. A vacinação é realizada pelos técnicos da Adapec. A diretora de Inspeção, Educação e Sanidade da Agência, Leila Pessoa, reconhece as dificuldades que envolvem a região e garante que o órgão esta preparado para mais este desafio. “O que dificulta o nosso trabalho é o fato do gado ser criado solto. Nos empenhamos para conseguir alcançar o maior número de animais possíveis.” Em 2013, ao todo 78.882 animais foram vacinados.

As doses de vacina do rebanho dos indígenas são custeadas pelo Governo do Tocantins. Os demais produtores rurais que possuem animais na Ilha deverão adquirir a vacina e comunicar a Adapec para que os técnicos da Agência realizem a vacinação. Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, garantir uma vacinação eficiente na Ilha do Bananal é fundamental para manter a região livre da febre aftosa. (Ascom Adapec)