Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Cleia Gomes

Foto: Cleia Gomes

As escolas públicas de todo o País já podem realizar o cadastramento on-line dos dados referentes à primeira aplicação da Provinha Brasil aplicada neste ano. Até 30 de setembro de 2014, as unidades escolares que tenham aplicado a Provinha 2014/1 poderão lançar os dados referentes ao primeiro semestre e, com isso, produzir relatórios eletrônicos de desempenho por aluno, turmas e escola. 

A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, elaborado e distribuído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às secretarias de educação, que realizam a avaliação nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o Inep, a ferramenta, que não tem finalidade classificatória, fornece informações sobre o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Aplicada no início e no final do ano letivo, a avaliação possibilita a realização de um diagnóstico preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem dos educandos durante o ano. 

De acordo com a responsável pelo programa no Tocantins, Alessandra Quirino, com os relatórios fornecidos pelo sistema on-line, é possível desenvolver, ao longo do ano, ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas. “A Provinha Brasil é uma forma que o governo tem de ajudar as escolas a fazerem uma avaliação, um diagnóstico de cada aluno, para que o professor possa trabalhar na sala de aula de acordo com a capacidade de cada um", completou.

De posse das informações, a rede de ensino pode estabelecer metas pedagógicas e medidas que garantam melhor aprendizado, como o planejamento de cursos de formação continuada para os professores das séries iniciais do ensino fundamental.