Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

As escolas públicas de todo o país ainda podem fazer o cadastramento on-line dos dados referentes à primeira aplicação da Provinha Brasil, realizada neste ano. O prazo para envio das informações terminaria nesta terça-feira, 30, mas foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados devem ser lançados por meio de relatório eletrônico de desempenho por aluno, no sistema do Inep. O formulário está disponível aos gestores escolares no endereço eletrônicohttp://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil/sistema-provinha-brasil. As informações de como inserir o resultado no sistema podem ser conferidas no Manual do Usuário, disponível também no site do instituto.

A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, elaborado e distribuído pelo Inep às secretarias de Educação para avaliação nas turmas da 2ª série do ensino fundamental, com o objetivo de verificar o nível de alfabetização e de conhecimentos de Matemática.

“Durante o ano, com a aplicação dos testes, os professores terão um diagnóstico da aprendizagem e poderão perceber em qual das áreas os alunos estão aprendendo mais ou requerem mais atenção”, explicou a interlocutora estadual do Provinha Brasil, Alessandra Oliveira Quirino.

A avaliação é realizada duas vezes por ano e fornece um diagnóstico sobre a aprendizagem no País. A partir dos resultados, torna-se possível aos educadores conhecer a realidade de sua escola e estabelecer metas de trabalho. De posse das informações, a rede de ensino também pode definir medidas que garantam melhores resultados no processo de aprendizagem, como o planejamento de cursos de formação continuada para os professores das séries iniciais do ensino fundamental. (Ascom Seduc)