Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O Governo do Estado do Tocantins anunciou mais um concurso, o da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que oferecerá 935 vagas para os níveis médio e superior. Somente nestes últimos quatro anos, contando com o certame em andamento da Polícia Civil, serão mais de 10 mil candidatos aprovados em concursos públicos nomeados nas áreas da saúde, educação, segurança, no Quadro Geral e Corpo de Bombeiros.

“O Estado está investindo em especial no servidor efetivo, no concursado, aquele que permanece no Estado. Esse governo nomeará mais de 10 mil candidatos aprovados em concurso. O governo atual foi o que mais nomeou em toda a história de concursos do Estado. Isso significa que existe a preocupação pela profissionalização do servidor público, de manter nos quadros aquele que tem compromisso com o Estado, pois o efetivo é submetido a estágio probatório, a avaliação, promoção e progressão. E o Estado entende que o melhor é investir no servidor efetivo”, ressalta o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas.

Mascarenhas destaca a importância do concurso da Seds para resolver situações que ainda estão pendentes, como por exemplo, o retorno dos agentes penitenciários ao quadro da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e o aumento de servidores para cuidar do sistema prisional e socioeducativo. Neste certame, os cargos são de técnico em defesa social, técnico socioeducador, analista em defesa social, analista socioeducador e assistente socioeducativo. 

O secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, aponta as etapas pelas quais o concurso passa para sua realização. “Vamos disponibilizar para o sistema prisional e socioeducativo um quantitativo de 935 vagas. Já elaboramos o termo de referência, já fizemos o cronograma, que foi publicado no Diário Oficial no último dia 22, e o próximo passo é proceder a licitação da empresa que vai elaborar o concurso”, explica.

O secretário fala ainda que a nova estrutura irá possibilitar a qualificação, capacitação e aperfeiçoamento dos futuros técnicos de defesa social que integrarão o quadro de servidores da Seds. “O importante desse concurso é que serão criados cargos com identificação própria, com condições de qualificar os servidores a prestar um serviço de qualidade. E isso reflete tanto na segurança do sistema prisional, quanto na segurança da sociedade tocantinense”, destaca Farias.

A publicação do edital está prevista para acontecer no mês de novembro, entre os dias 1º e 31. As inscrições ocorrerão de 1º a 31 de dezembro. Já entre 1º de fevereiro e 31 de maio de 2015 acontecem às provas objetivas, testes de aptidão, exames médicos, avaliações psicológicas, cursos de formação e resultado final do certame. (ATN)