Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estão abertas até sábado, 02, as inscrições para o Programa Jovem Empreendedor, uma parceira entre Prefeitura de Palmas e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.jovemempreendedor.org.br. Ao todo são 150 vagas, destinadas a estudantes de 16 anos, residentes na Capital. A aula inaugural, com a presença do prefeito Carlos Amastha, acontece no dia 9 de agosto, às 8 horas, no Theatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural de Palmas. 

Ação de inclusão social para a juventude do Tocantins, o trabalho tem impacto no combate à evasão escolar, na prevenção da violência e na geração de emprego e renda. Estruturado a partir de tecnologia social internacionalmente reconhecida, o programa tem foco na formação integral do jovem e estímulo ao empreendedorismo.

O Programa prevê a distribuição das vagas entre estudantes, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Palmas reserva, no mínimo 5% das vagas a pessoas com deficiência. A documentação necessária para a inscrição é RG, CPF, comprovante de endereço e declaração de frequência escolar, além de e-mail válido.

Para o prefeito Carlos Amastha esta é uma forma de trabalhar o empreendedorismo entre o público jovem. “Dar esses jovens as ferramentas e oportunidade de trabalhar, de ingressar no mercado de trabalho, para que eles possam desenvolver suas habilidades é fundamental”, ressalta. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Cleide Brandão, também observa o programa como uma excelente oportunidade para o jovem palmense. “O mercado de trabalho cada vez mais competitivo e só têm boas oportunidades quem está preparado. O programa permite esse preparo, essa primeira experiência”, destaca.

Cronograma

De acordo com o cronograma de execução da primeira etapa do programa, as inscrições seguem até sábado, 02, e o resultado da seleção será divulgado nos dias 04 e 05, próxima segunda e terça-feira. “A contratação é imediata e o início dos cursos de capacitação está programado para o dia 11 de agosto”, afirma Lucas Meira, dirigente da Renapsi.

A capacitação ocorrerá no período de dez dias e, em seguida, os jovens serão encaminhados para atividades práticas nos diversos órgãos da administração direta da Prefeitura. O Jovem Empreendedor vai ocupar cargos como arquivista, almoxarife, contínuo, auxiliar administrativo. Todos os selecionados terão carteira assinada, direitos garantidos pela CLT e receberão meio salário mínimo para jornada diária de 4 horas.

Empreendedorismo

“A visão empreendedora permeia toda a ação pedagógica do Programa, em que o aluno se torna um agente de mudança quando o trabalho oportuniza seu desenvolvimento integral”, explica Lucas Meira. Segundo ele, o Jovem Empreendedor é estimulado a buscar a solução de problemas de ordem pessoal ou do trabalho, aperfeiçoando comportamentos, adquirindo conhecimentos e desenvolvendo habilidades imprescindíveis, por meio de ações inspiradas em valores humanos.

Além da capacitação para o mundo do trabalho (Gestão Educacional), a Renapsi faz a Gestão Social do programa. “Uma equipe multidisciplinar realiza acompanhamento psicossocial, construindo uma ponte fundamental para o sucesso do trabalho entre a Prefeitura de Palmas, a escola e a família do jovem”, comenta o dirigente da organização executora do Jovem Empreendedor.

Evasão escolar

Atualmente, dos quase 3,6 milhões de alunos matriculados na primeira série do ensino médio no início de cada ano letivo, 1,8 milhão deixam a escola sem concluir o curso, segundo o Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC). E o abandono da sala de aula, muitas vezes motivado pela necessidade de geração de renda, não garante a permanência em um mercado de trabalho que exige qualificação.

Desemprego

Dados do IBGE revelam que, nesta década, cerca de 3,4 milhões de jovens estão sem emprego no Brasil – 47% do universo de desempregados no País. Sem perspectivas de mudança social, grande parte desses jovens abandona a escola, tem as relações familiares enfraquecidas e é assediada pelo mundo do crime. A vulnerabilidade social custa ao País, R$ 320 bilhões por ano, investidos em saúde, segurança, educação (Banco Mundial, 2007).

Violência

De acordo com o Mapa da Violência 2010, entre 1997 e 2007, a taxa de homicídios no Brasil cresceu 11% entre os jovens. As maiores vítimas estão entre 15 e 29 anos, faixa etária correspondente a 28,2% da população brasileira. Desse universo, 64,9% declaram ser pardos ou negros e 56% pertencem às classes D e E. (Secom Palmas)