Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima Para Lia, retorno à sala de aula vai ajudar a manter o foco no vestibular Para Lia, retorno à sala de aula vai ajudar a manter o foco no vestibular

Após período de férias, cerca de 20 mil alunos retornaram à sala de aula nesta sexta-feira, 1º, em Palmas. Em todo o Estado, 190 mil estudantes estão matriculados na rede estadual de ensino. A abertura oficial do segundo semestre letivo foi realizada no Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, em Gurupi, região sul do estado.

No Colégio da Polícia Militar, em Palmas, Maicon Rodrigues Nunes se mostrou empolgado com o retorno dos estudos. “Eu aproveitei bem as férias; viajei e visitei a minha avó. Agora estou feliz de voltar para a escola; a gente aprende muita coisa aqui e eu gosto de estudar coisas novas”, frisou o aluno do 7º ano do ensino fundamenta.

Colega de classe do Maicon, Kathelin Câmara disse que estava ansiosa para iniciar o segundo semestre letivo. “Quando faltava só dois dias para voltar para a escola eu já comecei a ficar muito ansiosa. É engraçado, quando estamos na aula, queremos férias, mas quando estamos de férias, ficamos com saudade da escola, dos colegas e dos professores”, explicou a aluna.

Foco no vestibular

Para os estudantes que estão concluindo os estudos, a volta às aulas também era bastante esperada, visto que o vestibular se aproxima, conforme explicou o aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, João Pedro Veiga. “Eu tenho que aproveitar todo o tempo que eu tiver para estudar. O vestibular está logo ali; por isto, eu estudei nas férias e vou aproveitar a volta às aulas para tirar algumas dúvidas com os professores e reforçar os estudos”, afirmou o estudante da 3ª série do ensino médio.

Lia Vieira Vasconcelos também está no último ano e festejou o retorno à escola. “É ótimo voltar; em casa, a gente fica meio preguiçosa, perde o ritmo de estudo. Este é o meu último ano na escola e eu quero aproveitar ao máximo, tanto os estudos, que vão me ajudar no vestibular, quanto as amizades que fiz aqui; é tudo muito bom e eu já estava com saudade”, disse a aluna.

Escolas conservadas

Para bem receber os estudantes, muitas escolas promoveram pequenos reparos nas unidades, tornando o ambiente escolar ainda mais agradável para os alunos. Para Vanessa Almeida, que cursa a 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Criança Esperança, região norte da capital, um ambiente bem cuidado estimula o estudo. “É muito bom chegar e ver a escola toda pintada, reformada e com as salas e tudo limpinho. A escola parece nova; isto estimula bastante a gente a voltar com todo o gás aos estudos, até porque teremos vestibular pela frente e precisamos pegar o ritmo novamente”, destacou.

No entendimento de Hyago Araújo, também do Colégio Criança Esperança, a revitalização da unidade é uma da demonstração de zelo com os alunos. “A escola está com uma nova cara, toda pintada, bem limpa e organizada. Isto mostra que se importam com a gente, com a nossa estadia aqui, deixando mais agradável o tempo que a gente passa na escola”, destacou o estudante. (Ascom Seduc)