Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Para possibilitar a disseminação do edital Tecnova nas diferentes regiões do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) continuam a divulgação dos critérios do programa por meio da realização de workshops. Nesta terça, 5, a equipe técnica das instituições reuniu-se com empresários de Miracema e Guaraí.

As apresentações foram feitas pela técnica da Sedecti, Yana Santos e a gerente do IEL, Greyce Labre. A partir desta quarta, 6, os workshops serão realizados na região norte do estado nos municípios de Colinas (06/08 – 09h – Associação Comercial), Tocantinópolis (07/08 – 09h – na Associação Comercial), Augustinópolis (07/08 - 19h - Câmara Municipal) e Araguatins (08/08 – 09h – auditório do Sebrae). As inscrições para os workshops podem ser feitas nas associações comerciais dos municípios ou no site tecnova.iel-to.com.br que também contém o edital completo do programa.

O programa totaliza cerca de R$ 9 milhões em recursos para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores para micro e pequenos empresários e empreendedores individuais que atendam aos requisitos previstos no edital. Dez áreas para aplicação dos recursos são contempladas: Tecnologia de Informação e Comunicação, Energias Alternativas, Construção Civil, Alimentos, Agronegócio, Têxtil e Vestuário, Madeira e Móveis Serviços, Metal Mecânica e Petróleo e Gás.

Miracema e Guaraí

Nos dois municípios, 55 participantes conferiram o detalhamento do edital. Em Miracema, a maior parte do público participante foi de empreendedores do setor de alimentos e vestuário que, ainda sem um projeto elaborado, desejavam conhecer as formas possíveis de aplicação do recurso. Mesmo quem já tem um projeto em mente, como a empresária do setor de vestuário Madalena Melo Costa, prefere não detalhar para preservar a ideia mas garante que vai estudar o edital para pleitear o recurso.

“Acredito que é uma oportunidade para os micro empresários que têm a intenção de crescer e desenvolver algum projeto. Então acredito que foi bem exposto o edital e agora cabe a gente fazer uma leitura e ver se o projeto se enquadra dentro dos itens que o edital está contendo”, resumiu Madalena.

No município de Guaraí, a procura foi maior entre micro e pequenos empresários dos segmentos de construção civil e vestuário. O prazo para execução do projeto deve ser de até 24 meses e a empresa deve ter sido registrada na Junta Comercial do Estado do Tocantins no mínimo 6 meses antes do lançamento do edital, que ocorreu no dia 11 de junho de 2014.

Etapas

A gerente do IEL, Greyce Labre, destacou a necessidade de que o produto ou processo da proposta tenha um resultado prático como a certificação, o desenvolvimento ou implementação de produtos ou serviços inovadores e/ou comercialização dos mesmos. “A primeira avaliação é apenas a conferência documental. Então nós orientamos que os proponentes observem rigorosamente todos os itens do anexo II do edital a fim de ter sua proposta analisada”, explicou.

O envio dos documentos solicitados deve ser feito até o dia 29 de setembro, às 17 horas, na sede do IEL em Palmas (ou via Correios desde que postado dentro do prazo estipulado.

A técnica da Sedecti, Yana Santos, destacou a idoneidade do processo de escolha das empresas contempladas que será finalizado e divulgado em dezembro de 2014 com execução pelo IEL Tocantins que analisará o atendimento das normas do edital.

Parceria

O Tecnova é um programa do Governo Federal, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos - Finep. Além da Sedecti e IEL Tocantins (entidade da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins) são parceiros no Tocantins: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet). (Ascom Fieto)