Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 08, na sede da Seagro com representantes da empresa Foz Saneatins, Fundação Grupo Boticário, Associação Filhos Raios de Sol e técnicos da secretaria para tratar do projeto ‘Taquarussu: uma fonte de vida’, que tem o objetivo de promover a revitalização do Ribeirão Taquarussu.  

De acordo com a analista de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário, Caroline Macedo, os objetivos do projeto são restaurar e conservar a bacia hidrográfica do Ribeirão Taquarussu Grande, para garantir o fornecimento de água para abastecimento da população de Palmas. Na fase de implementação do projeto, os proprietários receberão uma compensação financeira pela adoção de práticas de uso da terra sustentáveis, que contribuam para a preservação dos mananciais de água.

Padua afirmou que a Secretaria vai incluir o projeto dentro das ações que já são desenvolvidas pela pasta. ”Vamos contribuir com apoio com nossas ações por meio do Ruraltins e também nos colocamos à disposição para o apoio técnico a esta iniciativa”, afirmou o secretário.

Parceiros

O projeto Taquarussu é desenvolvido pela empresa Foz Saneatins, em parceria com um grupo técnico multidisciplinar composto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Semades), pela Prefeitura de Palmas, Fundação Grupo Boticário e o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC),  Agência Nacional da Água (ANA) , ATS – Agência Tocantinense de Saneamento e associações de chacareiros da região. (Ascom Seagro)