Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Soldados formaram mas ainda não tiveram os nomes homologados apesar de já estarem trabalhando

Soldados formaram mas ainda não tiveram os nomes homologados apesar de já estarem trabalhando Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Soldados formaram mas ainda não tiveram os nomes homologados apesar de já estarem trabalhando Soldados formaram mas ainda não tiveram os nomes homologados apesar de já estarem trabalhando

O advogado da Associação dos Praças Militares do Tocantins (Apra), Indiano Soares e Souza, afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta segunda-feira, 11, que a associação está preparando uma ação contra o Estado para que os policiais militares recém formados pela Academia de Polícia Militar sejam regularizados junto ao poder público e também recebam os subsídios mensais de julho e agosto que até então não foram pagos.

Na última quinta-feira, 7, chegou a informação ao Conexão Tocantins de que alguns soldados recém-formados trabalham como efetivos policiais desde o último dia 9 de julho sem respaldo legal do Estado. Na oportunidade um dos questionamentos dizia respeito à forma como o Estado se comportará se um destes policiais vier a se ferir ou a morrer em atividade. 

Foi questionado ainda se os atos praticados por estes policiais teria legalidade e o que o Estado poderá fazer caso algum desses soldados venha cometer alguma ilegalidade na posição que assume e até quando o Estado os manterá sem salário, sem plano de saúde e sem auxílios.

Na oportunidade o site Conexão Tocantins entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e foi informado que a responsabilidade para responder tais questionamentos seria do Comando Geral da Polícia Militar. Por sua vez o comando não respondeu.

"Vamos levar ao Ministério Público essa ação e cobrar para que paguem os valores que estão em aberto aos militares e o lançamento da matrícula junto ao Estado. Eu entendo que nos próximos dias o Estado vai resolver essa situação da melhor maneira possível", afirmou o advogado da associação. Segundo ele, nos próximos dias a ação será apresentada no Ministério Público Estadual.

Presidente

Segundo o presidente da Associação dos Praças Militares do Tocantins, João Victor Moreira, os policiais recém formados tiveram seus nomes inclusos no Diário Oficial do Estado no dia 4 de julho, porém, segundo ele, os mesmos não foram nomeados e até então não receberam seus salários como soldados.

O presidente também afirmou ao Conexão Tocantins que a situação é “lamentável, acho que foi um dos piores cursos, nunca passou, nunca ocorreu uma situação dessas, porque antes eles eram alunos soldados e não candidatos a soldados, então eles já entravam na folha de pagamento, esse outro modelo acabou que está ocorrendo todos esses problemas. Desde que entrei na polícia nunca vi assim, dessa forma”, afirmou.