Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O candidato a deputado estadual Paulo Mourão (PT) percorreu sete municípios da região Norte no último final de semana, quando recebeu o apoio de eleitores e lideranças políticas. As visitas começaram na sexta-feira, dia 8, em Nova Olinda, a 310 km de Palmas, onde foi recebido na casa do companheiro de partido Jair Ferreira da Silva, que estava acompanhado de outros militantes partidários. O grupo declarou apoio a Paulo Mourão e ficará responsável pela divulgação de sua candidatura no município.

Paulo Mourão também foi cumprimentado por eleitores, como o produtor rural Antônio Lopes de Carvalho, o Pernambuco, que fez questão de declarar seu voto “Estou com Paulo Mourão, que é um político sério e trabalhador, o povo está cansado de ser enganado, de promessas apenas na campanha eleitoral”, declarou.

Para Paulo Mourão o melhor instrumento é o eleitor consciente do que é o voto. “Não acredito em político que dá dinheiro porque certamente não volta para trabalhar. Temos que debater as ideias, propostas para melhorar a produção rural, a criação de políticas públicas de apoio à criança, à juventude, à mulher e ao idoso, ações efetivas que atendam aos interesses da sofrida população tocantinense” afirmou.

Ainda na tarde de sexta-feira, Paulo Mourão participou em Araguaína de uma caminhada com o candidato a Governador Marcelo Miranda, candidato a Vice-Governador Marcelo Lélis, senadora Kátia e Abreu e candidatos a deputados federais e estaduais. A receptividade à sua candidatura foi altamente positiva, ocasião em que reencontrou velhos amigos e recebeu declarações de apoio de lideranças da região.

Já na manhã de sábado, dia 9, Paulo Mourão se reuniu, em Darcinópolis, com um grupo de professores e assistentes técnicos rurais que também estarão apoiando sua candidatura no município. O grupo expôs a dificuldade das famílias que vivem nos assentamentos rurais, a falta d`água é uma delas. Paulo Mourão destacou que o Estado precisa apoiar e dar valor ao que chamou de “uma riqueza que tem” que é o setor primário como fator de geração de renda e emprego.

 Em seguida voltou a falar de uma grande preocupação sua que é a evasão escolar do jovem tocantinense. “Nas principais cidades do Tocantins os jovens estão fora da escola. É primordial qualificar os nossos jovens”, reforçou. Paulo Mourão se comprometeu a estimular o debate na Assembleia Legislativa, defender políticas públicas e apresentar projetos que fortaleçam a agricultura familiar, pois entende que é uma atividade que gera renda. “Este Estado é viável, precisamos estimular a cadeia produtiva, a produção rural e qualificar a atividade da agricultura familiar”, afirmou.

Ainda em Darcinópolis, Paulo Mourão conheceu a agricultora Maria José Lopes de Sousa, a Dona Zequinha, moradora do Assentamento Amigos da Terra, mas que também trabalha vendendo comida em uma barraquinha no município. Dona Zequinha também relatou a dificuldade para o plantio no assentamento, em função da falta d´água. Paulo Mourão falou que estará defendendo a criação de políticas públicas que incentivem a agricultura familiar e a produção rural.

 Em seguida, Paulo Mourão deslocou-se para a região do Bico do Papagaio. Em Tocantinópolis, se reuniu com o presidente do PT local, Lamarck Rodrigues Pimentel Marinho e militantes do partido. À tarde o encontro foi em Araguatins com lideranças da região e à noite em Augustinópolis e em Esperatina, com líderes petistas locais como o tenente Marinho do PT e o prefeito do município Albino Cardoso Sousa, o Professor Bina (PT). Nesta segunda-feira, dia 11, Paulo Mourão faz o lançamento de sua candidatura a Deputado Estadual em Porto Nacional, juntamente com o candidato a Governador, Marcelo Miranda, Senadora Kátia Abreu e candidata a Deputada Federal, Dulce Miranda, com grande caminhada a partir das 16 horas, saindo de frente à Câmara Municipal.