Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representando o Governo do Tocantins, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu, participou na segunda-feira, 11, da abertura oficial do encontro da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF). O evento acontece em Rio Branco, no Acre, com a participação de delegações de outros 21 estados e províncias do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru.

Durante o encontro que acontece até quinta-feira, 14, os participantes vão trocar experiências sobre o esforço local para implementar  programas de redução da emissão de carbono a partir da valorização das florestas. Cerca de 20% das florestas tropicais do planeta estão no território dos membros do GCF.

Por telefone, Alexandre Tadeu disse que o Tocantins tem muito a ganhar com as discussões, já que estuda iniciativas que visam transformar as áreas protegidas do Estado em ativos econômicos. “Podemos contribuir com a redução de carbono tanto voluntariamente, como também podemos encontrar maneiras de entrar no mercado de carbono”, comentou.

REDD+

Os membros brasileiros do GCF também estão articulando a incorporação de proposições na estratégia nacional de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal associadas à promoção da conservação e manejo sustentável florestal e ampliação dos estoques de carbono nas florestas). O documento será apresentado em dezembro pelo Governo Federal, durante a realização da Conferência das Partes (COP), da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), em Lima, Peru. (Ascom Semades)