Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

César Halum

A morte do ex-governador do Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos, é uma enorme perda para o povo brasileiro. Campos foi, sem dúvida, uma das maiores lideranças das lutas populares que marcaram a história do Brasil. Sua prática política sempre valorizou o diálogo, a humildade e a integridade do homem público simples e digno. É uma referência nacional para os atuais e futuros políticos. Por isso, manifesto não só meu pesar pessoal pela perda de um amigo, mas também grande tristeza pela ausência de um companheiro que com sua experiência, sabedoria e capacidade de resistência fará muita falta no trabalho em favor da justiça social em nosso País. Com essa tragédia, essa eleição se transforma em luto.

César Halum (PRB)

Deputado Federal

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Professora Dorinha

Foi com imenso pesar que recebi a notícia da trágica morte do candidato à presidência da República e amigo Eduardo Campos, e de membros da sua assessoria de campanha.

Uma excelente pessoa que tinha uma história pública de muito sucesso, e que certamente teria um futuro grandioso na política brasileira, pois ele representava um novo caminho para o nosso País. O Brasil perde um importante representante.

Que Deus abençoe os familiares de Eduardo Campos, de sua equipe, e dos pilotos, e que Ele conforte seus corações.

Professora Dorinha (DEM)
Deputada Federal

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Major Negreiros

É com imenso pesar que recebemos hoje pela manhã a triste notícia da morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) de seus assessores e amigos e também dos pilotos em um trágico acidente de avião na cidade de Santos - SP. O Brasil inteiro está de luto. A Câmara Municipal de Palmas presta os seus sentimentos por essa grande perda. Que neste triste momento Deus possa confortar todas as famílias.

Major Negreiros (PP)
Presidente da Câmara Municipal de Palmas

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Freire Junior

Hoje é um dia triste, muito triste, para o Brasil. A morte trágica de Eduardo Campos deixa o país órfão de um de seus mais brilhantes homens públicos. Deputado federal, ministro de Estado, governador de Pernambuco e este ano candidato à Presidência da República, Eduardo Campos era um político sério, à frente do seu tempo, e por onde passou fez história e deixou legados permanentes.

Foi meu companheiro na Câmara dos Deputados, um amigo que fiz para a vida inteira. O Brasil perde, repito, um homem público ilustre e preparado para exercer qualquer cargo. Hoje é um dia de luto. 

Freire Júnior (PV)

Deputado Estadual

------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Sargento Aragão

O candidato a Senador Sargento Aragão lamenta a morte do candidato  a presidente Eduardo Campos, sua luta pela democracia e lamenta não poder entregar o titulo de cidadão tocantinense em vida e espera que seja entregue para os familiares.

Sargento Aragão (Pros)

Deputado estadual

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Kátia Abreu 

A senadora Katia Abreu lamentou profundamente a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente da República, Eduardo Campos, ocorrida no início desta tarde, 13 de agosto. A parlamentar destacou que Eduardo Campos foi um político corajoso e determinado, um grande brasileiro, liderança política de valor e que se destacava no cenário nacional como alguém destinado a cumprir um belo futuro na vida pública.

“É com imensa tristeza que todos os brasileiros receberam esta notícia. Sentimos profundamente e rogamos a Deus que o receba com todo o seu amor e generosidade e que sua família tenha o conforto divino neste momento”, disse a senadora, reafirmando que as eleições presidenciais deste ano perdem, também, um grande político no debate: “sua morte deixa, além da dor natural ocasionada pela tragédia, uma imensa lacuna no cenário político brasileiro, carente de lideranças que não temem o confronto de ideias, reconhecendo-o como vital para o enriquecimento do debate”.

Emocionada, Kátia Abreu relembrou que, há 27 anos atrás, também perdeu seu marido, Irajá Silvestre, em um acidente aéreo no Estado do Tocantins. A senadora, que é candidata à reeleição, cancelou toda a sua agenda de campanha no município de Gurupi.

Kátia Abreu 

Senadora da República 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo Mourão

Neste momento a política brasileira está de luto. O Brasil perde um homem de grande valor, com uma trajetória exemplar no Parlamento e no Executivo. Eduardo Campos representava a vanguarda de bons propósitos, um economista com a larga experiência na política, um governador muito bem avaliado no processo do desenvolvimento econômico e social do seu Estado, o Pernambuco. Infelizmente fica um vácuo irreparável na história brasileira. Que Deus conforte seus familiares, amigos e admiradores políticos.

Paulo Mourão(PT) 

deputado estadual 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alan Barbiero

É com profundo pesar e ainda consternado com as informações que lamento pela perda do nosso estadista Eduardo Campos. Amigo e apoiador que tive o prazer de conhecer no ano de 2008, quando ele era ministro da Ciência e Tecnologia, e eu, reitor da Universidade Federal do Tocantins.

Sua agenda de campanha previa uma nova visita ao povo tocantinense, estávamos preparando uma grande festa para recebê-lo.

Perdemos um grande homem de ideias concisas e visão de futuro, um exemplo como político e cidadão, mas firmamos o compromisso de não perder seus ideais. Eduardo Campos Fez a Diferença.

Minha solidariedade à família, aos familiares dos demais mortos nesta tragédia, ao povo pernambucano, brasileiro e todos os amigos socialistas.

Alan Barbiero – Presidente do Diretório Metropolitano do PSB no Tocantins e Candidato a Deputado Estadual

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Vicentinho Junior 

Com surpresa e consternação, a sociedade brasileira recebeu a notícia do trágico acidente aéreo em Santos, que vitimou os passageiros e a tripulação do jato modelo Cessna 560XL, entre eles o candidato à Presidência da República Eduardo Campos. 

Ainda ontem, ao assistir sua participação em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, confirmava a meus amigos e familiares que Eduardo Campos se preparou para lutar por seu sonho com obstinação, pois suas qualidades destacavam-se pela forma tranquila com que se pronunciava, pela seriedade de suas ideias e projetos para o Brasil e pelo preparo que reunia e colocava-o em condições potenciais de disputa à Presidência da República.

Foi em um almoço na residência de Eduardo Campos, no Recife, que decidi ingressar no Partido Socialista Brasileiro, após me impressionar com a compreensão política e visão de Brasil que Eduardo Campos demonstrava ter. 

O Brasil perde um de seus pensadores e administradores políticos mais preparados deste novo cenário da política no país desde a redemocratização do Brasil. Conosco, no PSB, Eduardo Campos reunia a Esperança de poder mudar a realidade brasileira e a este sonho daremos continuidade.

Que Deus conforte sua família e amigos neste momento de dor.

Vicentinho Júnior
Candidato a Deputado Federal - PSB/TO

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Raul Filho

A exemplo da nação brasileira, recebi com imenso pesar a notícia sobre a morte de Eduardo Campos, um dos líderes políticos mais expressivos de nossa geração. Vítima de uma fatalidade, Campos deixa uma lacuna que não será facilmente preenchida na política nacional.Na condição de homem público, tive a honra de alguns encontros com ele, a exemplo de quando o recebi em Palmas, sendo eu então Prefeito da Capital. Também, estive em sua companhia, eu reuniões de trabalho, quando Eduardo Campos assumia a cadeira de ministro de Ciências e Tecnologia, do governo Lula.

Nessas ocasiões, posso afirmar ter conhecido um homem de personalidade forte e à frente de seu tempo. Uma pessoa que gozou de intimidade particular com as bases democráticas.No dia de hoje, me solidarizo com o Brasil e com a família desse líder, pela dor e tristeza deixadas por essa perda.Também lamento, e uno-me em luto pelas demais pessoas da equipe de Eduardo Campos, que foram vítimas nessa tragédia. Pessoas honradas, que perderam sua vida no cumprimento de seus deveres.

Que Deus, em sua infinita bondade, os receba sob a luz de sua face amiga.

 Raul Filho

Deputada Solange Duailibe e família 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Diretório do Democratas de Araguaina.

É com muita tristeza que recebemos a trágica notícia da morte inesperada este jovem , talentoso e promissor político brasileiro. Eduardo Campos se tornou para muitos, motivo de esperança e de dias melhores para as suas vidas. Que possamos superar a dor e seguir o exemplo de dedicação, compromisso e amor ao povo brasileiro manifestados por este líder em sua rápida e bem sucedida trajetória política.A sua morte prematura , interrompe um ciclo de renovação na política e abre um grande vácuo na política nacional.Nós do diretório do Democratas de Araguaína , sentimos muito a sua perda e queremos aqui deixar as nossas sinceras condolências à todos os familiares, amigos e admiradores de Eduardo Campos.Diretório do Democratas de Araguaina.

Diretório do Democratas de Araguaina. 

-----------------------------------------------------------------------------------

NOTA DE PESAR

O trágico acidente aéreo que resultou no falecimento do candidato a Presidente da República, Eduardo Campos, e que vitimou mais seis pessoas, incluindo o ex-deputado federal Pedro Valadares, seu assessor pessoal e meu dileto amigo, comoveu todo o País.

Com 49 anos recém-completados, no auge de sua carreira política, a morte de Eduardo Campos deixa um vazio enorme no cenário político brasileiro. Em todos os noticiários, é indisfarçável o sentimento de perplexidade. O país está em luto. O Brasil ficou órfão de um dos seus maiores líderes, que ganhou projeção nacional após governar por dois mandatos consecutivos um dos estados mais importantes da federação, tendo encerrado a sua gestão com índices altíssimos de popularidade, superiores a 90%. 

Presidente do Partido Socialista Brasileiro, Campos se destacou no plano partidário, conduzindo com rara habilidade os destinos do PSB. 

Neste momento de dor e de consternação públicas, envio condolências à viúva do Governador Eduardo Campos, aos seus cinco filhos, a sua mãe, Ministra Ana Arraes, e a todo o povo pernambucano, que perde uma de suas figuras mais exponenciais.

Senador Vicentinho Alves - SD/TO

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Osvaldo Reis 

É motivo de grande tristeza a morte inesperada do meu amigo pessoal e grande estadista, Eduardo Campos. Sua partida deixará saudades e um legado político admirável. Meus sinceros pêsames à dona Renata, seus filhos e todos os familiares e amigos, bem como também para às famílias de todos os envolvidos nesse trágico acidente. 

Osvaldo Reis - Deputado Federal

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

É com tristeza que venho a público manifestar meu profundo pesar pela morte do  ex-governador de Pernambuco e candidato a presidência da República Eduardo Campos (PSB), presidente do partido ao qual sou filiado. Eduardo Campos tinha um novo projeto para o Brasil, junto com os candidatos do Partido Socialista Brasileiro, coerentes com os princípios que sempre nortearam sua vida pública como a luta por um país mais justo e igualitário.

Com a morte do candidato, o País perde uma liderança jovem e idealista, que apresentava um novo caminho de esperança à Nação. Neste momento de dor nos unimos ao luto de familiares e amigos.

Deputado Ricardo Ayres (PSB)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

A Administração Municipal de Natividade recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do Presidente Nacional do PSB, ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República - Eduardo Campos.

Liderança jovem e dinâmica, que tivemos a honra de conhecer em encontro como prefeito eleito pelo partido, fará falta ao Brasil de hoje e ao país do futuro. Apresentamos nossa solidariedade aos seus familiares, amigos, correligionários e conterrâneos. Que Deus o receba em paz. 

Natividade, 13 de agosto de 2014. 

Albany Nunes Cerqueira

Prefeito Municipal de Natividade.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

NOTA DE PESAR

É com um sentimento de profundo pesar que a Juventude do PSDB vem por meio desta nota se solidarizar com a família e amigos do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República, Eduardo Campos. A tragédia ocorrida hoje em Santos (SP) abalou o futuro da política brasileira. Mas, nos conforta lembrar que as novas gerações ganharam um exemplo eterno de como governar e como conduzir suas ações em prol de interesses coletivos. Eduardo Campos será um modelo a ser seguido por jovens em todo o País.

Além do PSB, partido político no qual era presidente, o PSDB também está de luto. Entristecemos-nos, pois perdemos um homem cujos ideais se entrelaçavam aos da social democracia brasileira. A juventude tucana busca em jovens lideranças políticas ensinamentos e exemplos a serem seguidos, e com certeza, o dinamismo e a garra de Eduardo Campos ficarão guardados em nossos corações.

Que Deus possa confortar os familiares de Eduardo Campos e dos demais passageiros e tripulantes do avião que se acidentou em Santos. Temos a certeza de que Campos continuará nos iluminando e contribuindo, de várias maneiras, para a transformação de um Brasil melhor. Que a paz esteja conosco.

Palmas (TO), 13 de agosto de 2014

Olyntho Neto

Presidente Nacional da Juventude do PSDB

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------