Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/Da web

Foto: Imagem ilustrativa/Da web

Diante à Campanha Nacional dos Três Bichos: Hanseníase, geohelmintíases – parasitoses intestinais - e Tracoma, a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria de Saúde, lança o Projeto Morhan Appai. A iniciativa alerta contra a Hanseníase aos alunos da Rede Municipal de Ensino, através de breve peça de teatro, simples e divertida.

O projeto, que conta como a parceira da Secretaria Municipal de Educação, iniciou no dia 11 e prossegue até a próxima sexta-feira, 15, e acontecerá em algumas escolas municipais, com alunos de faixa etária de 5 a 14 anos. Para Giselly Eve Sette, gerente de Vigilância Epidemiológica, a mobilização visa ressaltar no âmbito da educação, a importância de se conhecer a doença. “Estamos enfocando aspectos da doença de forma que sejam assimilados facilmente e divulgados abertamente”.

Amanhã, no período da tarde, a mobilização acontecerá na ETI Caroline Campelo, onde também acontecerá uma visita da II Reunião Regional de Gerentes de Programas Nacionais para Eliminação do Tracoma. Na oportunidade, os gerentes poderão conhecer a implementação de ações para eliminação do Tracoma no Estado do Tocantins.

Os Três Bichos

Já dos dias 18 a 22 todas as Escolas da Rede Municipal de Palmas participarão da Campanha Nacional de eliminação dos Três Bichos, que têm feito muitas vítimas em todo o mundo, e por se tratar de medicação e exames, os alunos receberão um Termo de Consentimento, que deverá ser assinado pelos pais ou responsáveis, para poderem participar da avaliação contra Hanseníase, tratamento das Verminoses e avaliação e tratamento do Tracoma.

As geohelmintíases são parasitoses intestinais, sendo os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço. Já o tracoma é doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções, que podem levar à cegueira. A Hanseníase é uma doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil.

Morhan Appai

O Projeto Morhan Appai vem trabalhando o tema da Hanseníase, divulgando os conceitos através de uma pequena peça de teatro, em que dois atores caracterizados de palhaços dialogam de uma forma simples e divertida. Além disso, o grupo de teatro mobiliza os alunos para divulgarem entre os pais a Campanha dos três bichos.

Programação do Projeto Morhan Appai

Dia 11/08/14 – tarde

ETI PE. Josimo Moraes Tavares

Dia 12/08/14 – manhã

Escola Municipal  Maria Julia Amorim Soares

Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome 

Dia 12/08/14 – tarde

Escola Municipal  Thiago Barbosa

Escola Municipal  Thiago Barbosa- Extensçao 

Dia 13/08/14 – manhã

ETI PE Josimo Moraes Tavares

Escola Municipal  Paulo Freire

Dia 13/08/14 – tarde

ETI Caroline Campelo Cruz da Silva

Cmei Cantiga de Ninar

Dia 14/08/14 – manhã

Eti Vinicius de Moraes

Escola municipal  Henrique Talone Pinheiro

Dia 14/08/14 –tarde

Escola Municipal  Mestre Pacifico Siqueira Campos

Escola Municipal  Beatriz Rodrigues da Silva

Dia 15/08/14 – manhã

Eti Santa Barbara

Escola Municipal Lucia Sales Pereira Ramos 

Dia 15/08/14 – tarde

Eti Eurídice Ferreira de Mello

Escola Municipal Lucas Ruan Araújo Alves (Secom Palmas)