Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Irene Alves

A secretária municipal da Educação, professora Berenice Barbosa, participou, na manhã desta quinta-feira, 14, da assinatura do Termo de Parceria para execução do Projeto Cidadania no Campo realizado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Prefeitura de Palmas e o Governo do Estado. A solenidade aconteceu no gabinete da procuradora-geral de Justiça do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e contou com representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e Polícia Militar, também parceiros no projeto. 

O projeto Cidadania no Campo concebido como parte das comemorações aos 25 anos de existência do MPE, visa levar informação, lazer e cultura às escolas do campo de Palmas. Conforme explicou a procuradora-geral do órgão, Vera Nilva, o projeto será executado de forma voluntária pelos servidores do MPE. “Temos em nosso quadro de pessoal excelentes contadores de histórias, pintores e atores. Enfim, servidores com diversos talentos artísticos, que partilharão suas habilidades com os alunos atendidos pelo projeto”, ressaltou. 

Ainda segundo ela, além de lazer e cultura os alunos vão receber informações sobre meio ambiente e direitos fundamentais. “São muitos temas a serem trabalhados nas palestras”, acrescentou. 

Para a secretária da Educação, Berenice Barbosa, a parceria é muito bem-vinda e vem a somar esforços em prol do bem comum de todos, em especial dos alunos das escolas do Campo. Ela lembrou que esses alunos não têm tido acesso aos meios de comunicação, com tanta facilidade como os alunos da zona urbana. 

“Muitas vezes, o principal meio de comunicação é apenas o rádio e, com essa parceria, estamos ampliando o acesso à informação”, disse, acrescentando que a Secretaria Municipal da Educação está de portas abertas e agradecida pela oportunidade de trabalhar em conjunto com o MP.

A rede municipal de ensino de Palmas conta com cinco escolas do Campo: Escola de Tempo Integral (ETI) Aprígio Thomas de Matos (na TO -010), ETI João Beltrão (Taquaruçu Grande), ETI Luiz Nunes de Oliveira (Buritirana), ETI Marcos Freire (Fazenda São João), e Escola de Tempo Integral Sueli Pereira Reche (localizada na TO-030). (Secom Palmas)