Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Fredox Carvalho Maria Abdalla afirma que as atividades dialogam com o momento em que o audiovisual brasileiro vive Maria Abdalla afirma que as atividades dialogam com o momento em que o audiovisual brasileiro vive
  • O evento também promove o lançamento da obra do escritor e professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Arthur Autran (Foto divulgação)

Com uma extensa programação, a Goiânia Mostra Curtas divulga a lista de debates, encontros, palestra e lançamento literário que integram a 14ª edição do festival. Realizado entre os dias 07 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia (Goiás), o evento tem o patrocínio da Petrobras e apoio do Sebrae Goiás, do Fundo Estadual de Cultura e Arte de Goiás e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

Com a proposta de levar muito além de mostras audiovisuais, a Goiânia Mostra Curtas reitera a necessidade de se promover o diálogo e as atuais discussões sobre o audiovisual brasileiro. Para este ano, por exemplo, há debates com pesquisadores, professores, profissionais do setor e gestores públicos de todo o Brasil que discutem temas atuais sobre a produção audiovisual: Agora é Regionalizar: O Mercado Regional de Produção Audiovisual e Academia x Mercado.

O evento também promove o lançamento da obra literária Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileirodo escritor e professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Arthur Autran. De acordo com a diretora geral da 14ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, as atividades dialogam com o momento em que o audiovisual brasileiro vive. Ao mesmo tempo em que reitera discussões sobre formação e políticas públicas, as ações também possibilitam a reflexão sobre o mercado de trabalho, o ensino acadêmico e a relação do audiovisual com outras linguagens artísticas.

“Enquanto o debate “Agora É Regionalizar” discute algumas das reivindicações de setores interessados em democratizar o mercado audiovisual no país, como a regionalização, o outro debate Academia x Mercado é bastante importante tanto para as universidades, professores e alunos, para um compartilhamento de informação, conhecimento e experiência. Estarão presentes as melhores instituições de graduação em Audiovisual do país para dialogar como a academia está preparando seus alunos para o mercado”, comenta.

Debates

Agora é Regionalizar: O Mercado Regional de Produção Audiovisual

O primeiro debate, que abre as discussões da 14ª Goiânia Mostra Curtas, tem como tema a regionalização do mercado audiovisual. Será discutida a real regionalização como garantia da igualdade de direitos no acesso à demanda de produção de obras audiovisuais, assim como do mercado televisivo aberto e fechado. Além disso, o debate ainda percorrerá as discussões sobre a garantia e cobertura dos serviços especializados audiovisuais, inclusive nos locais em situação de maior dificuldade de acesso.

São ao todo cinco profissionais que participam do debate, entre eles o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth e a mediadora Kátia Ludemann, sócia diretora do Unblock Content. Além disso, diversos representantes de emissoras de televisão, entre elas SESC TV, Rede Record, TV Anhanguera e Agência Goiana de Comunicação (Agecom). O debate acontece no dia 08 de outubro, às 9h30, no Hotel Papillon. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 19 de agosto, através do site oficial do festival (www.goianiamostracurtas.com.br).

Academia x Mercado

O cenário cinematográfico brasileiro está em plena expansão, mas as escolas estão acompanhando as modificações e o desenvolvimento no mercado audiovisual? É justamente essa a questão que será discutida e refletida através do debate Academia x Mercado. A reflexão ainda contempla os mecanismos adotados pelas escolas na preparação do aluno para a entrada no mercado cinematográfico. O intuito é demarcar a situação das escolas em relação aos pontos cruciais pelos quais passa a atual produção, distribuição e exibição cinematográfica, com suas linhas de financiamento, formação cultural e estética e, principalmente, o direcionamento e os rumos do ensino e do mercado no país.  

O debate acontece no dia 10 de outubro, às 14h30, na Vila Cultural. São ao todo sete debatedores que formam a mesa de discussão, entre eles a montadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Vânia Debs, e do montador, roteirista e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Giba Assis Brasil. Além deles, pesquisadores de outras universidades compõem a mesa, a exemplo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal Fluminense (UFF), Quem realiza a mediação do debate é o programador de cinema e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Humberto Neiva.

Palestra

Com o título “Introdução ao Fundo Setorial do Audiovisual”, a consultora de TV Mariana Brasil apresenta um panorama geral do que é o Fundo Setorial do Audiovisual, como ele funciona e quais são as suas linhas de atuação. A palestra acontece no dia 10 de outubro, às 11h, no Hotel Papillon. As inscrições para garantia de vaga podem ser realizadas também através do site oficial da Goiânia Mostra Curtas.

Mariana trabalha há 20 anos no mercado de produção independente de audiovisual, sendo que há nove atua na área de Coordenação de Produção de projetos audiovisuais em produtoras e em emissora de tevê. Foi gerente de produção na TV Cultura/SP na Diretoria de Documentários e Produção Independente, onde gerenciou mais de 120 produções próprias ou independentes que consolidaram sua experiência na área de formatação, apresentação e gerenciamento de projetos. Fazem parte também do seu universo de conhecimento as políticas públicas de incentivo ao audiovisual.

Lançamento Literário

O escritor Arthur Autran lança o livro Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro (Editora Hucitec), no dia 10 de outubro, no hall do Teatro Goiânia. A obra aborda o pensamento industrial cinematográfico brasileiro no período que vai de 1924 a 1990. Partindo da constatação da centralidade para o meio cinematográfico das discussões em torno da formação da indústria de cinema no país, investigam-se quais as propostas de produtores, diretores, críticos e políticos para a sua constituição, analisando desde os objetivos econômicos e culturais das propostas, bem como as promessas aí contidas, até as limitações e contradições das ideias formuladas.

Encontros

Já realizado ao longo dos anos, o encontro anual da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO) na 14ª Goiânia Mostra Curtas tem como objetivo discutir o cenário do fomento ao setor audiovisual e as políticas públicas voltadas às áreas nas três esferas do poder público (municípios, Estado de Goiás e União), com ênfase no debate sobre o Fundo Setorial do Audiovisual e as perspectivas abertas com o incentivo à regionalização da produção independente. O encontro acontece no dia 07 de outubro, às 14h, no Hotel Papillon. Também faz parte da programação da 14ª edição do festival o Encontro de Realizadores, com mediação de Fabrício Cordeiro, às 10h, e o Encontro de Realizadores de Festivais, no dia 11 de outubro, às 10h, no Hotel Papillon.