Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

O 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu acontece na próxima semana (27  a 31 de agosto) e o Distrito, como um dos principais destinos turísticos próximo a Palmas, irá atrair ainda mais turistas. Por isso, quem planeja passar o período do evento no local terá que tentar outras opções de hospedagem, como acampar nas proximidades, uma vez que as pousadas já estão com as reservas esgotadas.

Segundo um dos proprietários de pousada na localidade, Kazu Matubara, há mais de um mês que os dezessete quartos que ele disponibiliza na Pousada Recanto Oriental estão reservados. No local, é oferecido café da manhã, além de uma vista espetacular para a serra. “A vantagem é que aqui a pessoa fica mais próxima da natureza”, disse. 

O empresário reside há três meses em Taquaruçu, mas iniciou a construção da pousada há dois anos, que terá ao lado um restaurante. Para ele, o Festival Gastronômico é um dos eventos turísticos do local, que movimenta a economia. “Acredito no desenvolvimento do Distrito, principalmente na área de turismo”, afirmou.

Quem também está sem vagas para o período do Festival Gastronômico é o Hotel Pousada Taquaruçu, e de acordo com a proprietária, Andreia Souza, a procura não foi surpresa, pois todo o ano o evento atrai muitos turistas. “Há mais de mês que estamos com todos os quartos reservados”, disse ela, lembrando que na pousada não é servido café da manhã. 

O Distrito conta ainda com a Pousada do Camilo, Pousada Pontal do Meio, Serra das Águas e Pousada Lokau, mas que também já estão com todas as reservas esgotadas entre os dias 27 e 31 de agosto, quando acontecerá o Festival.

Outra opção

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, destacou que, além de acampar nas proximidades, muitas pessoas podem ficar na casa dos amigos ou mesmo alugar quartos dos próprios moradores, que estão disponibilizando vagas em suas casas.

Outra opção, segundo Rodrigues, são os turistas se hospedarem em Palmas e passarem o dia em Taquaruçu. “O pessoal pode ir mais cedo para lá e aproveitar a natureza, visitando cachoeiras, fazendo trilhas, tirolesa, entre outros”, ressaltou.

"Vale lembrar que Taquaruçu é um distrito serrano, a 35 km de Palmas e é conhecida pela riqueza de sua vegetação e clima ameno. Possui diversas cachoeiras e balneários naturais que os turistas poderão conhecer nestes dias", completou Rodrigues. (Secom Palmas)