Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A tão esperada Exposição Agropecuária de Porto Nacional foi lançada na noite de quarta-feira, 20, no Centro Cultural Professor Durval Goldinho, com a presença de autoridades, parceiros, produtores rurais e representantes de comitivas e tropeiros.

A 34ª Expoagro e VI Exponacional será realizada de 6 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Porto Nacional com cavalgada no dia 7 de setembro, composta por mais de 20 comitivas da região, e abertura oficial prevista para o dia 10 de setembro às 21 horas. Na programação estão previstos shows nacionais, exposição e julgamento de raças de animais, vendas e exposição de máquinas e implementos agrícolas, rodeios em touros e cavalos, parque de diversão, palestras de negócios, provas de laço, barracas de comidas típicas entre outras atividades. A expectativa de público é de 150 mil pessoas nos nove dias de Exposição.

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, participou do lançamento representando o governador Sandoval Cardoso e falou do apoio que a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) tem disponibilizado para a realização das Feiras e Exposições Agropecuárias em todo o estado do Tocantins.

Segundo Padua, em 2014 estão sendo apoiadas 52 Feiras e Exposições por meio da Ação de Apoio aos Eventos Agropecuários, com o objetivo de fomentar e garantir o desenvolvimento do agronegócio nos municípios. “O nosso papel é de garantir a melhoria da qualidade de vida do agricultor e produtor tocantinense, para isso temos proporcionado e viabilizado espaços para que possa ser mostrado o que já tem sido feito e para que os nossos agricultores recebam o conhecimento das tecnologias, produtos e serviços que estão disponíveis para somar com o seu trabalho no campo”, informou.

No lançamento, o presidente do Sindicato Rural de Porto Nacional, Sérgio Giatti, informou que a intenção é de superar em público e em negócios os números alcançados nas Feiras anteriores. Segundo o presidente, a expectativa de negócios gira em torno de R$ 12 milhões esperados com vendas de máquinas e demais implementos que serão oferecidos pelos 40 expositores e parceiros da Feira. “Nosso objetivo é trazer para Porto Nacional uma maior quantidade de informações para os produtores e também, é claro, garantir uma maior proximidade da população com o campo por meio das atrações que a Feira proporciona”, explica.

Segundo o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, também presente na solenidade, o município de Porto Nacional tem se desenvolvido a passos gigantescos na área do agronegócio e a Exposição deve mostrar esse crescimento. “Temos visto e apoiado a implantação de grandes empresas no nosso município com a Granol, Biotins, produtores de soja e agora recentemente tivemos a notícia de que a empresa  Valor da Logística Integrada (VLI) já deve começar a construção e instalações do pátio integrado da Ferrovia Norte-Sul aqui em Porto Nacional, isso representa para o município e para o nosso estado o crescimento do agronegócio”, informou. ( Ascom/Seagro)