Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

O 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que  acontece de 27  a 31 de agosto, terá transporte coletivo com horários especiais para os frequentadores do evento. A medida tem por objetivo amenizar filas e congestionamentos. O transporte será disponibilizado pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (Smamtt) e terá prioridade no trânsito, podendo, inclusive, ser escoltado até o Distrito, em caso de congestionamento, garantindo tranquilidade e agilidade a esses usuários.

De acordo com o titular da Smamtt, Cristian Zini, a ideia  é fomentar o uso do transporte público de qualidade, evitando congestionamentos e  aglomeração de longas filas para quem vai subir a serra e curtir as cinco  noites do Festival Gastronômico.  “Estamos dando opções para que o turista e os frequentadores  tenham mais uma opção de  acesso ao  Festival,  utilizando  o transporte especial  de   ônibus com ar-condicionado  até o Distrito”, destaca.

Para fazer uso desse transporte, os turistas e palmenses que irão para o Festival deixarão seus veículos em dois estacionamentos também viabilizados pela Smamtt, sendo um no complexo do Ginásio Ayrton Senna e outro próximo ao portal de entrada de Taquaruçu. Os carros deixados nesses estacionamentos ficarão sob os cuidados dos guardadores da Cooperativa de Prestadores de Serviços Gerais do Estado do Tocantins (Coopsgete).

Serão disponibilizados 12 veículos com ar-condicionado e cinco reservas,  que sairão  do estacionamento do Ginásio Ayrton Senna em horários especiais em todos os dias do Festival. O embarque nos coletivos com destino ao Distrito será gratuito somente  para viagem de ida, mediante a apresentação do ticket de estacionamento que será retirado no local. Na volta, o transporte funcionará como um coletivo normal, tendo o passageiro que pagar R$ 2,50, em dinheiro ou cartão de ônibus.

Zini lembra que o pagamento de taxa de estacionamento aos guardadores é facultativo e será como uma contribuição voluntária que pode ser negociada diretamente com os guardadores. “É importante ressaltar que caso o condutor opte por pagar pelo serviço do guardador, esse dinheiro que será pago não é para a Prefeitura, mas a Cooperativa  dos Guardadores. Os condutores terão a tranquilidade de deixar os seus carros  no estacionamento, onde haverá  a presença da Guarda Metropolitana de Palmas e o  apoio da Polícia Militar”, ressalta.

Os horários de  partida dos ônibus especiais, do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto,  será a  partir das 18 horas, com intervalos de dez em dez minutos, com retorno a partir das 22 horas e até às 4h30.

Estacionamento no Portal

Já o turista  que preferir ir até o Distrito de carro próprio terá disponível próximo ao portal de entrada de Taquaruçu, estacionamento com vagas  para aproximadamente 2.500 carros.

Ao deixar o carro no estacionamento, o condutor será levado de ônibus gratuito para dentro do circuito gastronômico. Os ônibus  circularão com intervalos de cinco em cinco minutos, até o final do evento, e em todos os dias do Festival. “Com essa medida estaremos   evitando congestionamento dentro do Distrito, evitando acidentes e preservando  o espaço destinado às pessoas”, lembra Zini. (Secom Palmas)