Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, esteve em Palmas na última sexta-feira, 22, e se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ibama Tocantins e produtores rurais. O objetivo principal da visita foi conhecer o processo de implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins.

Na ocasião o geógrafo da Semades, Aion Ângelu, apresentou o SIG-CAR (Sistema de Informação para a Gestão do Cadastro Ambiental Rural). “Nós estamos avançados em relação à maioria dos estados por termos uma base muito boa de imagens de satélite, um sistema adequado ao que a legislação exige e um corpo técnico capacitado para realizar o CAR no Tocantins”, afirmou. 

Segundo Zanardi Júnior, o trabalho realizado pela Semades está totalmente articulado com o Ibama, o qual tem a tarefa de supervisionar o processo de implementação do CAR. “Eu saio muito feliz por ver os grandes avanços que foram feitos aqui. O Tocantins foi o segundo estado a fazer a integração do sistema estadual ao nacional, o que mostra o sucesso da estratégia de implantação no CAR”, finalizou.   

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento criado para auxiliar no processo de regularização ambiental de Imóveis e Posses Rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa. Tem como objetivo traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores da área para diagnóstico ambiental. 

O CAR pretende ajudar o proprietário rural no planejamento e na recuperação de áreas degradadas, possibilitando a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade ambiental como um todo.  

SIG-CAR

O SIG-CAR é o Sistema de Informação para Gestão do CAR no Tocantins. Tem como finalidade receber o cadastro de propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal, das áreas de Preservação Permanente - APP, e das áreas destinadas ao uso da terra na escala do imóvel rural. 

O SIG-CAR está disponível na internet, no site www.sigcar.com.br/tocantins. (Ascom Semades)