Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação de Teatro do Estado do Tocantins (Fetet) estará presente na programação do II Congresso Brasileiro de Teatro, que acontece em Florianópolis (SC), de sexta a domingo, 29 a 31 de agosto. Representando o Tocantins, participam do congresso o presidente da Fetet, Nival Correia, e os atores Kaká Nogueira, da Cia Cenaberta, Magna Silvia, Leidiane Martins e Cinthia Abreu, de A Barraca Cia de Artes, que representam o Tocantins como delegados da região Norte do País.

O II Congresso Brasileiro de Teatro reunirá artistas, técnicos, produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes, professores e trabalhadores da área teatral com seminários de capacitação, palestras, workshops e debates sobre as políticas públicas para o teatro no Brasil. Além de renomados diretores e produtores da área, o evento recebe ainda a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Fundação Nacional da Arte (Funarte), Guti Fraga.

O tema deste ano é Modos de Organização e Sustentabilidade no Teatro. De acordo com o presidente da Federação de Teatro do Estado do Tocantins, Nival Correia, o objetivo do congresso é discutir e refletir sobre as políticas públicas culturais executadas pelas instâncias públicas e privadas. “É uma honra para nós do Tocantins participarmos dessa programação. Sei que será uma oportunidade de colaborarmos com as políticas públicas para o teatro em todo o País e ainda multiplicarmos os conhecimentos adquiridos no congresso aqui no Tocantins”, avalia o presidente, acrescentando que haverá artistas de todos os estados da federação, sendo que cada estado possui direito a cinco delegados, que terão direito a voz e voto no congresso.

Programação

O cronograma de atividades do evento contará com uma intensa programação que compreenderá palestra de abertura do ator João das Neves, Mesa de Políticas Públicas Nacionais, Mesa Modos de Organização e Sustentabilidade do Teatro, fóruns de discussão divididos em seis eixos temáticos, Assembleia Geral e entrega de carta reivindicações à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – Sefic do Ministério da Cultura, apresentações teatrais e confraternização dos congressistas. 

O evento conta com o apoio do Sesc-SC, da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e do Fórum Permanente de Artes Cênicas de Florianópolis.