Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Palmas atingiu o índice de Progresso Social 71,86, superior ao índice geral da região amazônica, de 57,31 e à média nacional, que é de 67,73. O Tocantins tem outras 5 cidades entre as 20 com os melhores índices e 2 cidades entre as 20 piores. Esses dados foram possíveis através de estudo realizado pelo Imazon, em parceria com Social Progress Imperative (SPI) e Fundación Avina. O relatório “IPS Amazônia 2014” resultou da avaliação de 43 indicadores sociais e ambientais, segundo informação da Agência Inpress Porter Novelli. 

O relatório IPS Amazônia 2014 mostra que a região tem um Índice de Progresso Social geral de 57,31, inferior à média nacional, que é de 67,73. Com o índice de 71,86, Palmas atingiu a primeira colocação entre os 772 municípios analisados.

O IPS Amazônia considera uma variação que vai de 0 (pior nível de progresso social) a 100 (melhor). Na avaliação de cada um dos 772 municípios da região, 98,5% apresentaram um IPS menor do que o da média do Brasil, que está na 46ª posição em um ranking mundial de 132 países, conforme a última edição do estudo IPS global, lançado em abril, no qual os líderes Nova Zelândia, Suíça e Islândia obtiveram média superior a 88.

Outras cinco cidades do Estado de Tocantins estão entre as cidades com os melhores índices: Novo Alegre, Fátima, Porto Nacional, Combinado e Gurupi. Entre as cidades com os piores índices, duas são de Tocantins, Recursolândia e Barra do Ouro.

IPS Amazônia em plataforma digital

Mais detalhes do “IPS Amazônia 2014”, trabalho de autoria de Daniel Santos, Danielle Celentano, Jaime Garcia, Antonio Aranibar e Adalberto Veríssimo, estão disponíveis em http://www.progressosocial.org.br e http://www.imazon.org.br. Nesses endereços, é possível visualizar mapas e resultados de cada município, além de sua colocação no ranking regional. De acordo com seu desempenho em relação a outras localidades na mesma faixa de renda, o município recebe indicações de resultado bom, neutro ou fraco.

 Rede #Progresso Social Brasil

A rede #Progresso Social Brasil faz parte de um movimento global em expansão de redes nacionais #Progresso Social, cujo objetivo é reunir diferentes setores da sociedade, incluindo empresas, sociedade civil, organizações filantrópicas, órgãos do governo e academia, em torno do objetivo comum de melhorar o progresso social e o bem-estar humano. Nossa rede conta com o apoio estratégico da aliança entre Social Imperative, <http://www.socialprogressimperative.org/data/spi> Fundación Avina e Deloitte. Interessados em compor a rede devem entrar em contato pelo email: brasil@progressosocial.org.br .

Patrocinadores globais do IPS

A Social Progress Imperative (SPI) e os propósitos do Índice de Progresso Social (IPS) têm mundialmente o patrocínio de organizações como Avina (Fundación), Cisco, Compartamos Banco, Deloitte, Skoll Foundation e The Rockefeller Foundation. (Agência Inpress Porter Novelli)