Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta sexta-feira, 29 de agosto, acontece em Araguaçu/TO dia de campo que envolve dois projetos em que a Embrapa trabalha no Estado: o Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e o de transferência de tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Serão três estações técnicas, duas sob a responsabilidade da Embrapa e uma de empresa privada parceira.

Francelino Peteno de Camargo, analista de pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar sobre reforma de pastagens por meio da integração entre lavoura e pecuária. Como benefícios da integração, podem ser citados agronômicos (a exemplo da recuperação e da manutenção das características do solo), econômicos (maiores rendimentos e qualidade a um custo menor), ecológicos (como redução da erosão) e sociais (a exemplo de distribuição mais uniforme da renda).

Tanto os benefícios da pastagem para a lavoura como os da lavoura para a pecuária serão discutidos no dia de campo. Francelino dá uma importante dica para o produtor: “é importante, ao adotar a integração entre lavoura e pecuária, fazer em parte da propriedade, iniciando-se pelos melhores talhões, para familiarizar-se com as novas tecnologias e elevar as chances de sucesso”.

Outra estação técnica programada será sobre correção do solo e adubação, que terá o pesquisador Deivison Santos como palestrante. E a terceira estação técnica será sobre manejo fitossanitário da cultura da soja.

Capacitação

Entre 2 e 4 de setembro, acontece o quinto módulo de capacitação continuada em bovinocultura leiteira, atividade do projeto “Transferência de Tecnologia para a bovinocultura leiteira do estado do Tocantins” ou ABC Leite. Entre os temas que serão trabalhados, estão as principais enfermidades que acometem bezerras leiteiras e os manejos nutricional e reprodutivo de novilhas leiteiras. Serão palestrantes João Paulo Pacheco Rodrigues, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Antônio Cândido Leite Ribeiro, Leovegildo Lopes de Matos e Bruno Campos de Carvalho, estes três da Embrapa Gado de Leite (que fica em Juiz de Fora-MG).

De acordo com Pedro Henrique Rezende de Alcântara, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, apesar de algumas dificuldades, “pelas mensurações que realizamos durante os eventos (avaliações de conhecimento) e pelo que temos observado em campo, os técnicos têm absorvido as tecnologias e os conhecimentos discutidos e procurado multiplicá-los”.

Projetos em sintonia

Os projetos ABC TO e ABC Leite são distintos, mas trabalham com princípios parecidos, como a importância da atenção à qualidade, o cuidado em trabalhar de maneira ambientalmente sustentável e o planejamento necessário à atividade no campo. Pedro diz que “os produtores que têm recebido assistência técnica dos participantes destes projetos (Unidades de Referência Tecnológica ou URTs) têm se mostrado empolgados com os resultados, o que pode ser observado diante da continuidade da adoção das tecnologias propostas nesta que será a segunda safra com intervenção dos projetos”.

O analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura finaliza dizendo que “o nosso trabalho tem sido buscar demonstrar os ganhos que um empreendimento rural planejado do ponto de vista técnico, econômico e ambiental pode apresentar. Demonstrar o quão impactante pode ser o trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e buscar um fortalecimento desse setor junto ao poder público e à iniciativa privada são necessidades prementes”. (Ascom Embrapa)