Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat, promove no período de 28 a 30 de agosto, na sede da Escola, o XXXVII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - Copedem. Além de renomados palestrantes, o encontro contará com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

A Conferência de abertura será proferida pelo professor doutor Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação, com o tema, "As Novas Diretrizes da Educação à Distância".

Durante a sexta-feira (29/8) o desembargador Antônio Rulli Junior, presidente do Copedem abordará o tema "A Importância das Escolas Judiciais no Aperfeiçoamento da Magistratura." Em seguida o juiz Paulo de Tarso Tamburini falará sobre a "A Formação e Aperfeiçoamento nas Escolas Nacionais da Magistratura e a EAD”.

"O Plano Estratégico de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário” será abordado pelo conselheiro Rubens Curado da Silveira, do
Conselho Nacional de Justiça e a “Importância da Formação e do Aperfeiçoamento para a Execução da Estratégia do Poder Judiciário” será tratada pela professora doutora Acácia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

O juiz Marcelo Cavalcante Piragibe Magalhães,
Presidente da Escola Nacional da Magistratura - ENM da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e  Conselheiro da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam),
trará o tema "Escolas da Magistratura das Associações e o Desafio em Cumprir sua Missão".

No sábado pela manhã haverá o pronunciamento do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal e o encerramento dos trabalhos com a elaboração e assinatura da Carta de Palmas.

Copedem

Criado em 2005 o Colégio é um fórum permanente de discussão sobre as experiências das Escolas de Magistratura dos Tribunais Estaduais.

O Encontro é considerado um importante espaço para debates e troca de experiências, com o propósito de aproximar e alinhar as ações das Escolas da Magistratura, sempre com vistas à excelência da prestação jurisdicional.

Além de defender os princípios e funções de todas as Escolas, o Copedem uniformiza as atividades acadêmicas no estudo do Direito, colaborando para o desenvolvimento intelectual do magistrado e do servidor e para o fortalecimento das respectivas instituições.

Com o fito de integrar as Escolas Judiciais do país, o evento acontece no Tocantins, com o tema “O Ensino à Distância nas Escolas Judiciais e da Magistratura”.

O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense vem alcançando, ao longo dos anos, o reconhecimento por seus importantes projetos de formação, capacitação e aperfeiçoamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional. (Ascom TJ)