Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

A primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, categoria 12 a 14 anos, começa na próxima semana em Londrina /PR. O Tocantins será representado na competição por 160 alunos atletas, de escolas públicas e privadas, campeões da fase estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Antes de embarcarem na terça-feira, 2, eles fazem os últimos treinos preparatórios para o nacional.

No próximo dia 4, começam as disputas das modalidades individuais, com competições de ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, atletismo, xadrez, badminton, ciclismo e natação. Dos 67 estudantes tocantinenses inscritos nestas modalidades, 14 são judocas, como Gabriel Costa Santos, 13 anos, aluno do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Novo Horizonte, em Palmas. O estudante estreou em 2013 nos Jogos Escolares da Juventude e disse estar bem preparado para a edição deste ano. Segundo ele, o objetivo da primeira participação no nacional foi ganhar experiência, mas agora o foco é outro. “No ano passado ganhei a primeira luta e perdi a segunda, fui mais para participar, mesmo, mas este ano estou indo para vencer, nem penso em perder, quero trazer o ouro”, afirmou.

Colega de treino de Gabriel, Jonas Irwing Ribeiro já tem uma prata nos Jogos Escolares da Juventude e vai em busca do ouro este ano. Aos 14 anos, o aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Dom Bosco, intensificou o treinamento e espera, com a experiência do ano passado, um lugar melhor no pódio. “Meu objetivo é lutar bem, ficar entre os melhores, estou treinando muito para isso. Com raça, técnica e força de vontade, vou conquistar o ouro, se Deus quiser”, disse o atleta.

Os garotos são treinados pelo Sansei Celso Galdino de Araujo. Judoca há 32 anos e professor há 24, Celso acredita no potencial dos estudantes tocantinenses. “Eles estão treinando praticamente todos os dias, desde o início do ano; desta turma, que vou acompanhar, pelo menos três medalhas temos grande chance de conquistar”, avaliou.

Natação

Na natação, a responsabilidade é maior para João Victor Santana e Renner Richard Santos, os representantes tocantinenses na modalidade, que pela segunda vez participam dos Jogos . “Estamos treinando todos os dias para sairmos bem na competição. Agora vou com a experiência adquirida em 2013, sei que vou encontrar concorrentes fortes, de alto nível, mas espero sair bem com um bom resultado”, afirmou João Victor, 14 anos, aluno do 9° ano do ensino fundamental do Colégio da Polícia Militar de Palmas. Em Londrina, ele vai disputar os 50m borboleta, 100 m livre e 200m medley.

Além da experiência na última edição, Renner, 13 anos, aluno do Colégio Batista, conta com a torcida fundamental da mãe para competir nos 50m e 100m peito e nos 100m livre.  Thays Velasco da Silva Santos, acompanha o filho desde os cinco anos, quando ele começou a praticar a natação. “Eu o acompanho, sempre, trago todos os dias para o treino, torço, vibro, sofro. Quando assisto provas de atletas consagrados, eu consigo visualizar o Renner no futuro”, disse a mãe do aluno atleta destaque tocantinense no nado peito.

Embarque

A delegação dos atletas que competem nas modalidades individuais embarca na próxima terça-feira, 2, para o Paraná. Os outros 93 alunos atletas das modalidades coletivas (futsal, basquete, vôlei e handebol) saem de Palmas no dia 7 de setembro. A etapa 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude será realizada entre os dias 4 e 13 de setembro.

A segunda etapa nacional, de 15 a 17 anos, será em João Pessoa / PB, de 6 a 15 de novembro. (Ascom Seduc)