Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Ao fim do segundo bloco de competições dos Jogos Escolares da Juventude, o Badminton tocantinense foi o destaque  entre as modalidades que competiram até o momento. Ao todo, os seis atletas que representam o Tocantins, dois de 15 a 17 anos, e quatro de 12 a 14 anos, conquistaram nove medalhas em sua passagem pelas quadras de Blumenau/SC. Foi um ouro, quatro pratas e quatro bronzes.

O ponto alto ficou com a final “caseira” protagonizada pelas duplas mistas formadas por Thiago Lima e Aline Sila; e Rodrigo Gomes e Juliana Coutinho. Thiago, Aline e Rodrigo são estudantes da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, enquanto Juliana está matriculada na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, todas de Porto Nacional.

Em um jogo que terminou apenas no terceiro e último game, Rodrigo e Juliana ficaram com o ouro, enquanto Thiago e Aline conquistaram a prata. “Foi muito emocionante poder conquistar essas medalhas para o nosso Estado. Estamos todos muito felizes com o resultado”, destacou Rodrigo Gomes, que conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze na competição.

Mas esta não foi a única “dobradinha” tocantinense no pódio dos Jogos Escolares da Juventude. Na categoria simples masculina, Thiago Lima ficou com a prata, enquanto Rodrigo Gomes levou o Bronze. Além deles, todos os demais atletas conquistaram ao menos uma medalha na competição.

Depois de quatro dias de disputas, o Tocantins ainda conquistou medalhas no 12 a 14 anos, na dupla masculina (prata), no simples feminino (bronze) e na dupla feminina (bronze). Já no 15 a 17 anos, foram duas medalhas conquistadas, uma de prata, com Gustavo Cerqueira, no simples masculino, e uma de bronze na dupla mista, formada por Gustavo e Eliane Almeida.

“Essa foi a nossa melhor participação nos Jogos Escolares da Juventude. Estou muito satisfeito com nossos atletas que deram seu máximo. Esses resultados nos incentivam a continuar sempre trabalhando para buscarmos outros bons resultados”, destacou Adaziel Medrado, técnico da equipe de Badminton do Tocantins ao lado de Rafael Fortunato.

Atletismo

No Atletismo, bons resultados também foram conquistados na pista localizada em Timbó, a cerca de 60 km de Blumenau. No salto em distância, Paulo Henrique Oliveira, da Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, de Combinado, ficou na quinta colocação com a marca de 5,98m. Além dele, João Lucas Oliveira, da Escola de Tempo Integral Rachel de Queiroz, correu rápido e chegou na quarta colocação nos 200m rasos.

Jogos Escolares 2019

Repetindo a fórmula implantada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2018, neste ano, os Jogos Escolares da Juventude também foram divididos em três etapas regionais – realizadas em Blumenau (contemplando os estados das regiões Sul e Sudeste, mais Mato Grosso do Sul e Goiás), Natal (contemplando os estados da região Nordeste) e em Palmas (com os estados da região Norte, mais Mato Grosso e Distrito Federal).

Já a etapa nacional vai até dia 29 de novembro, em Blumenau, que foi sede de uma das regionais. Na cidade catarinense, os atletas e equipes do Tocantins competem em 10 modalidades, sendo elas: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia.