Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: José Luís

No segundo dia de programação do I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Consems-TO), gestores municipais, técnicos da Atenção Básica e profissionais de saúde debateram sobre a regionalização e o planejamento de ações focadas na melhoria dos serviços de saúde públicos. Os participantes assistiram a palestra ministrada por Gisela da Costa Mascarenhas, da Coordenação-Geral de Integração dos Instrumentos da Gestão Interfederativa do Ministério da Saúde.

Na palestra, foram discutidas a legislação e normatização dos serviços de saúde com foco na organização da oferta regionalizada dos serviços, redução dos vazios assistenciais e garantia do acesso resolutivo da população.

Em seguida, o médico e coordenador do Núcleo de Estudos da Saúde do Tocantins e assessor de Desenvolvimento Institucional, Dr. Neilton Araújo Oliveira falou sobre os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco em avanços e perspectivas de melhoramento do atendimento à população. 

Sobre a proposta de reunir secretários, diretores e técnicos municipais, Dr. Neilton enfatizou que “alguns eixos se tornam fundamentais para discussões como essas, como a qualificação do SUS, a formação de pessoal centradas no serviço e a participação da sociedade e na qualificação da gestão. Essa troca de experiências de eventos como esse permite aos municípios observar o que é preciso adequar, de acordo com seu contexto de cada um”, orientou. 

Mostra

À tarde, a programação inclui a realização da I Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que terá a apresentação de projetos bem sucedidos desenvolvidos em gestões municipais. O melhor projeto receberá o I Prêmio Eduardo Medrado de Experiência Exitosas dos Municípios. “A expectativa aqui é ver nas apresentações o que a gente pode aprender da experiência de outros municípios para desenvolver no nosso. Minha principal dúvida é sobre a regulação da aplicação de recursos destinados à saúde”, disse, a secretária municipal de São Valério da Natividade, Eva Daiane Freire Oliveira, sobre a mostra.

O congresso acontece no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e segue com programação até amanhã às 18 horas. (Ascom Sesau)