Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcus Mesquita

No segundo dia de competições coletivas nos Jogos Escolares da Juventude, o time tocantinense de futsal feminino estreou com goleada sobre a equipe de Alagoas. Em quadra, as jogadoras da Escola Estadual Adá de Assis Teixeira mantiveram a concentração e finalizaram a partida com um placar de 5 a 0, no Ginásio de Esportes Pedro Dias, em Londrina – PR. As modalidades coletivas dos JEJ iniciaram nesta semana e seguem até o dia 13, para a categoria de 12 a 14 anos.

A vantagem tocantinense começou a ser desenhada logo nos primeiros minutos do jogo, com um gol da capitã e camisa 10 da equipe, Jiovanna Késsia Gomes Lima. A partir da marcação do primeiro tento, o time do Tocantins dominou as ações e marcou com eficiência as oponentes, fechando o primeiro tempo com o placar em 3 a 0 a favor.

No segundo e decisivo tempo, as meninas tocantinenses conseguiram ditar o ritmo da partida, administrando o jogo e até mesmo perdendo algumas oportunidades de ampliar o placar, que, por fim, terminou em 5 a 0. Com uma bela atuação, a goleira Samara Lima Sena, quando testada, protegeu o gol do Tocantins e garantiu o resultado positivo. “A minha posição é de muita responsabilidade e eu tenho conseguido passar segurança para as minhas amigas do time. Alguns lances foram bem difíceis, mas eu consegui ajudar o time a vencer a partida”, contou.

Para a capitã Jiovanna, o entrosamento e o diálogo entre as integrantes da equipe ajudaram no estabelecimento do placar final e da vitória convincente das tocantinenses. Depois da partida, a jogadora garantiu que o clima de estreia nos Jogos não atrapalhou a concentração da equipe. “Mesmo que esta seja a nossa primeira vez no nacional (JEJ), a gente não ficou nervosa nem um pouco. Nós sempre conversamos muito e já jogamos juntas há três anos, por isto somos tão entrosadas e temos esta marcação tão forte. Estamos bem empolgadas, mas vamos comemorar só agora, porque temos que concentrar para a próxima partida”, ressaltou. 

O time de futsal feminino do Tocantins volta à quadra nesta quarta-feira, 10, para o segundo jogo na competição, contra a equipe de Roraima. A partida está prevista para 15h15, também no Ginásio de Esportes, Pedro Dias. 

Futsal masculino

Os alunos-atletas da modalidade também estrearam com vitória nos JEJ ao baterem os representantes de Rondônia pelo placar de 3 a 2, em confronto realizado no Ginásio de Esportes Lar Anália Franco. O próximo desafio dos jogadores do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Cefya) será às 8h30 desta quarta, 10, no mesmo local da estreia, mas contra o time do Mato Grosso do Sul.

Handebol

Os representantes do Tocantins no handebol masculino enfrentaram, na quadra do centro Universitário Filadélfia (Unifil), o time de Londrina, que deixaram o papel de bons anfitriões de lado e derrotaram os alunos-atletas do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Cefya) pelo placar de 27 a 19. Os meninos do handebol voltam a jogar nesta quarta-feira, 10, às 8h30, na mesma quadra, mas, desta vez, contra o Distrito Federal. Já no feminino, a estreia ocorre nesta quarta na quadra da Unopar-Piza, às 14h, contra a equipe da Bahia. (Ascom Seduc)